Prefeitura de Lafaiete traça metas para revitalizar área do camelódromo

943

Reuniao_Comelos_e_Prefeitura_01Representantes da prefeitura de Conselheiro Lafaiete e dos camelôs estiveram reunidos na manhã da sexta-feira, 21/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A reunião teve o objetivo de discutir a reestruturação da área onde estão instaladas as barracas dos vendedores ambulantes na praça Getúlio Vargas, no Centro.

Durante o encontro o gerente de Indústria de Comércio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Pereira apresentou as ações que a prefeitura pretende aplicar na praça Getúlio Vargas como a padronização das barracas e a revitalização do espaço.  Também entrariam no estudo a construção de banheiros e uma copa para uso dos vendedores, atendendo uma antiga reivindicação da classe.  Segundo o gerente, todas as ações serão trabalhadas em acordo que será firmado entre a prefeitura e a AVAL (Associação dos Vendedores Ambulantes de Lafaiete), da qual os camelôs fazem parte.

Reuniao_Comelos_e_Prefeitura_02A prefeitura pretende ainda regularizar a situação de todos os vendedores junto ao município para atuação na praça e estipulou o prazo até o dia 15/01. A partir daí será projetada uma nova demarcação na praça Getúlio Vargas, delimitando o espaço entre as barracas e outras melhorias no local. A previsão é que a partir de fevereiro de 2015 as barracas já estejam padronizadas.

O secretário municipal de Planejamento, Luiz Carlos de Cerqueira explicou que a administração municipal quer melhorar as condições de trabalho dos camelôs, tratando-os com maior dignidade. “Temos o maior respeito pela atividade de vocês e queremos ajudar a melhorar aquele local”, frisou Cerqueira.

Reuniao_Comelos_e_Prefeitura_03O assessor da Secretaria de Fazenda, Carlos Augusto Delbem deixou claro que a administração municipal não quer retirar os vendedores da praça Getúlio Vargas, porém todos deverão estar filiadas a AVAL e em dia com o município para utilização do espaço público. “Queremos que todos estejam regularizados. Isso será bom para os vendedores, para o município e para os clientes”, frisou Carlos Augusto.

Representando a Associação dos Vendedores Ambulantes de Lafaiete, Eli de Lima, manifestou-se positivamente com relação à proposta apresentada pela administração municipal. Segundo ele, o diálogo com a prefeitura é importante e fortalece o trabalho da associação. Com relação à padronização das barracas Eli explicou que de imediato não será uma tarefa fácil, porém ele acredita que após uma conversa com os vendedores cada camelô vai entender a necessidade de melhorar o visual das bancas e do local.

Reuniao_Comelos_e_Prefeitura_04A reunião contou ainda com a presença do secretário de Governo, Humberto Alves Vieira e da chefe de seção de Fomento às Atividades Comerciais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maria Vera Sabará Souza.