Prefeitura e entidades parceiras iniciam Operação Acolhida para atendimento a população em situação de rua

Ficou definido em reunião realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, que em virtude da onda de frio intenso que está ocorrendo durante as madrugadas nos últimos dias será realizada em Conselheiro Lafaiete a Operação Acolhida.
O trabalho será desenvolvido em conjunto pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CENTRO POP, Serviço Social de Abordagem de rua da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  Secretaria Municipal de Defesa Social e Guarda Municipal e contará com o apoio do Grupo Só Amor.

Um mapeamento realizado pela equipe do Centro POP identificou cerca de 38 pessoas em situação de rua em 14 pontos do município, para triagem e abordagem. As buscas ativas serão realizadas entre 20:00 e 01:00, entre os dias 19/05/2022 a 22/05/2022. As pessoas serão conduzidas voluntariamente ao abrigo, onde terão a oportunidade de realizarem a higiene pessoal, receberem alimentação, auxílio psicológico e assistência social.

A prefeitura disponibilizará as viaturas, uma van para transporte das pessoas, abrigo, café da manhã, limpeza diária do local, cobertores, colchonetes, toalha de banho, sabonete, lençol, distribuição de álcool gel e segurança do local feita pela Guarda Municipal.

Foram registradas muitas manifestações de apoio e já recebemos algumas doações, sendo que as refeições noturnas serão distribuídas pelo Grupo Só Amor.

A população poderá auxiliar nesta ação informando aos órgãos participantes quando identificarem pessoas em situação de rua vulneráveis ao frio, através dos seguintes telefones: 193(Bombeiro Militar) ou 153(Guarda Municipal).