Prefeitura e Gerdau inauguram monumento “Da terra brotam coisas”

A cidade de Conselheiro Lafaiete recebeu da Gerdau um monumento em aço, com quatro metros e meio de altura que foi produzido com conceitos de arte pública. A escultura, criada pelos artistas plásticos Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro.
A obra foi selecionada por meio de edital, lançado pela Gerdau em 2021, para comemorar os 120 anos da companhia, e foi doada ao município. A escultura “Da terra brotam coisas” foi instalada em caráter definitivo no canteiro central da Avenida Telésforo Cândido de Resende, próximo à praça Chiquito Furtado.
Este projeto inédito que inclui a instalação de nove peças de artistas mineiros em diferentes municípios de Minas Gerais, pretende enaltecer a história do estado e reforçar os laços da empresa com as cidades onde está presente. Essa foi a sexta obra entregue pela Gerdau. A primeira está instalada no Jardim do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
A cerimônia de entrega do monumento contou com a presença do prefeito Mário Marcus; do Secretário de Cultura Geraldo Lafayette; do Presidente da Câmara Municipal vereador Vado Silva; do diretor executivo da Gerdau Wendel Gomes e dos artistas plásticos, autores da obra, Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa.
Para o prefeito Mário Marcus este foi um grande presente da Gerdau e dos artistas para a cidade de Conselheiro Lafaiete na semana em que celebrou seu aniversário. Na oportunidade destacou a importância da Gerdau, desde a sua implantação na década de 1970, para o desenvolvimento econômico de Lafaiete e cidades vizinhas. Ele parabenizou pelo trabalho e agradeceu a Gerdau pela doação do monumento, que segundo ele, irá embelezar ainda mais a principal avenida da cidade.
O projeto da Escultura Arte em Aço, de Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa é apresentado pelo Governo de Minas, com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG), com produção da Associação Carabina Cultural. Conta também com o apoio da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.