Representantes da prefeitura de Conselheiro Lafaiete estiveram reunidos no último dia 30/01, com uma comissão de moradores do bairro Lima Dias II, residentes próximo ao lixão para avaliar as ações realizadas naquele local. Equipes de várias secretarias da administração municipal se empenharam no atendimento das reivindicações apresentada pelos moradores com relação aos problemas no lixo.
Entre as ações realizadas pela prefeitura estão: atuação da Guarda Municipal, redução da velocidade dos caminhões na via de acesso ao lixão por meio de fiscalização, colocação de quebra-molas próximo à usina de asfalto, recolhimento de cães por meio do Centro de Controle de Zoonoses e limpeza na área superior à beira da estrada.
Durante o encontro também foi apresentado um relatório sobre a situação do lixão e prestado esclarecimentos quanto ao funcionamento do aterro sanitário regional, construído próximo à localidade de Rancho Novo, pelo Ecotres – Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos, composto pelos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.
Presente ao encontro o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio da Silva, destacou que uma ação da justiça emperra o funcionamento do aterro sanitário que já está pronto. Segundo ele, está em fase final o processo de licitação para a definição da empresa que vai atuar na operação do aterro sanitário. O diretor disse ainda que desde o início do ano passado a atual administração vem priorizando a decisão judicial e determinações da FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente) visando o encerramento das atividades no lixão. Marco Antônio ressaltou que no ano passado foi feito o isolamento da área do lixão e proibida a atividade de catação no local.
Caso seja necessário, a administração municipal se colocou a disposição dos moradores do bairro Lima Dias II para a realização de novas reuniões para tratar de assuntos relacionados ao lixão.
Também participaram da reunião os secretários municipais: José Célio Fonseca da Cunha (administração);Túlio Dutra (Obras); Paulo Sarmento (Defesa Social).Além do Secretário adjunto de Obras, Jackson Souza; a gerente de Vigilância Ambiental do Município, Carla Sassi, representantes da Procuradoria e moradores do bairro Lima Dias II.
Visita técnica
Na quarta-feira 05/02 representantes das prefeituras e câmaras municipais de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas participaram de uma visita técnica às futuras instalações do aterro sanitário regional. Eles conheceram a estrutura da unidade formada pelo prédio de apoio da administração, galpão de triagem, pátio de compostagem, entre outros.
Os visitantes foram recepcionados pelo presidente do Ecotres e prefeito de Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, pelo diretor-executivo do consórcio, Celso Reis e o procurador jurídico, Flávio Geraldo Vieira dos Santos.
A todos os presentes foram apresentados detalhes sobre o tratamento do chorume e resíduos sólidos, bem como todo o processo, desde a triagem até a deposição final do lixo.
O funcionamento do aterro sanitário Ecotres visa resolver um problema crônico comum às três cidades envolvidas, que é a exigência legal de acabar com os lixões.














