Na tarde desta segunda-feira, 20/01 representantes da prefeitura de Conselheiro Lafaiete estiveram reunidos com uma comissão de moradores do bairro Lima Dias II, residentes próximo ao lixão. O encontro contou com a presença dos secretários municipais de José Célio Fonseca da Cunha (Administração), Túlio Dutra (Obras e Meio Ambiente), Jackson Souza (Adjunto de Obras), além de representes da Procuradoria Municipal, Licitação e do Departamento Municipal de Meio Ambiente.
Durante a reunião os moradores reivindicaram ações do município com relação aos problemas ocorridos no lixão quanto ao depósito irregular de entulho à beira da estrada, velocidade dos caminhões na via de acesso ao lixão, limpeza da parte superior do local, disponibilidade dos tratores contratados pelo município a atuarem no lixão e atuação da Guarda Municipal, além do acompanhamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) quanto a presença de inúmeros cães no local.
Após a apresentação das reinvindicações ficou acordado que a prefeitura vai coibir o depósito irregular de entulho por parte dos caçambeiros com fiscalização efetiva do município. Também será feita a limpeza na parte superior do lixão que fica à beira da estrada, colocação de “quebra-molas” na via de acesso e disponibilização de trator do município para compactar o lixo.
Tais ações serão realizadas enquanto ocorre o processo de desativação do lixão e de autorização para o funcionamento do aterro sanitário construído próximo á localidade de Rancho Novo por meio do consórcio ambiental Ecotres (formado pelos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco).
Para o secretário de municipal de Administração, José Célio Fonseca da Cunha o encontro foi importante para identificar os problemas e elaborar ações que visam sanar os problemas ocorridos no lixão. Segundo ele, houve um entendimento entre a prefeitura e a comissão de moradores que estarão alinhados nas ações a serem realizadas. “Estamos abertos ao diálogo e a ouvir os moradores. Pela manhã estivemos no lixão e á tarde nos reunimos na secretaria”, comentou.
Um dos representes dos moradores o senhor Antônio Janoni avaliou positivamente a reunião e destacou a abertura da administração municipal que se colocou a disposição dos moradores para a busca de soluções para amenizar os problemas no lixão. “Pela conversa que tivemos aqui vamos ter uma melhoria satisfatória porque a prefeitura vai tomar as providências”, frisou.
Outra reunião deverá acontecer até o fim deste mês para avaliação das ações propostas no encontro.