Prefeitura e Secretaria de Cultura de Lafaiete parabenizam a todos os artesãos pelo seu dia

Hoje, dia 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão, a data foi escolhida por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro da classe. A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Secretaria Municipal de Cultura, parabenizam cada um desses artistas. O Prefeito Mário Marcus cumprimentou os artesãos pelo seu dia. “Parabenizamos a todos os artistas da cidade, que pela sua técnica manual, transformam a matéria prima em arte e promovem a produção de belíssimas peças. O artesanato, além de demonstrar os talentos de nossa gente, é também importante fonte de emprego e renda”.

O Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette enalteceu a data, que segundo ele “é o dia de todos aqueles que fazem nascer das mãos a arte, o belo. Em Lafaiete temos uma gama de artistas manuais, que podemos chamar de Artesãos: são bordadeiras, fiandeiras, tecelãs, ceramistas, pessoas nas mais diversas áreas do artesanato, seja na madeira, no barro, no papel, tecido, palha ou do ferro. Às monitoras e alunas Casa de Artesanato João Salgado, aos feirantes da Feira e Arte, Cantinho do Artesanato, Grupo Solidarte, Arte Queluz e todos os demais artesãos e artesãs de Lafaiete e região o nosso abraço, a gratidão por arregaçarem as mangas e fazerem desta cidade, uma cidade de arte e o nosso desejo de vê-los crescendo e fazendo cada vez mais, fortalecer a arte que brota das mãos da nossa gente”.
Em Lafaiete um dos espaços reservados para esses artistas é a Casa de Artesanato João Salgado. Localizada na Praça Tiradentes, nº 89, a Casa passou por uma reforma e foi totalmente revitalizada. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 8:00 às 17:00, ela encanta seus visitantes com a diversidade de peças artesanais, fruto do talento de suas monitoras e alunas. Centenas de pessoas são atraídas para a casa, desejosos em conhecer as belíssimas criações confeccionadas nas mais variadas técnicas, principalmente em datas comemorativas, como o Dia das Mães e a já tradicional exposição de Natal.
Segundo a coordenadora Suely Amorim, “a Casa de Artesanato oferece ainda vários cursos gratuitos ao longo do ano como, pintura em tecido, tricô, crochê, hardanger, bordado Arraiolo, bordado livre, ponto cruz, bordado xadrez e acabamentos em costura. E no Museu Ferroviário (antiga estação), cursos de pintura em tecido e tricô. A partir do próximo mês de abril, também serão oferecidos pela Secretaria de Cultura, através do Projeto Faço Arte, cursos de bordado em pedraria, biscuit, arte em crochê(bolsas), pintura em MDF, bonecas de pano e macramé, que será no período noturno, de 18:30 às 21:00h”.
Mais informações pelo 3764-9802 ramal: 1097.