Prefeitura entrega reforma da Biquinha do JK e recebe reconhecimento dos moradores

516
telhado recuperado
Telhado recuperado

Uma obra de pequeno porte, mas de grande significado e utilidade para a população. Assim foi definida a obra de reforma na Biquinha do JK, entregue oficialmente à comunidade em uma solenidade na segunda-feira 09/05 que contou com a presença do prefeito de Lafaiete, Dr. Ivar, o vice-prefeito Darci Tavares, secretários municipais, empresários parceiros, usuárias da biquinha e outros moradores do bairro.

D. Aparecida, ao lado do prefeito Ivar, é uma das lavadeiras que usam a biquinha
D. Aparecida, ao lado do prefeito Ivar, é uma das lavadeiras que usam a biquinha

Em seu pronunciamento Dr. Ivar falou de seu carinho com aquela comunidade e lembrou que sua vontade de reformar o local vem de longa data. “Quando ainda era vereador e presidente da Câmara Municipal solicitei que parte da verba devolvida ao Executivo fosse usada para a  reconstrução da biquinha e a criação de condições melhores pra que o local continuasse sendo ponto de trabalho das lavadeiras. Só que não fui foi atendido. Agora tenho grande satisfação de poder, de uma maneira simples, contemplar esta população”.

Presidente da associação de moradores reconheceu a utilidade da obra
Presidente da associação de moradores reconheceu a utilidade da obra

O presidente da Associação de Moradores do JK, Glauber Júnior Dias Neves, afirmou que a biquinha “ficou abandonada numa situação desprezível”, sendo o local de grande utilidade para as lavadeiras, que lá trabalham e tiram o sustento. Caso da senhora Maria Aparecida Santiago: “Eu já sai daqui com água pelo pescoço. Fui uma das batalhadoras daqui. Trabalhando aqui criei meus quatros filhos. Hoje temos que agradecer ao prefeito e outros que colaboraram para esta melhoria”, disse, completando que a biquinha não é útil apenas para os moradores do JK. Segundo Aparecida Santiago, durante a fase mais crítica da crise hídrica várias pessoas de outros bairros iam até a biquinha buscar a água que faltava em casa.

O local passou por uma revitalização numa parceira entre a prefeitura municipal e a Tempore Empreendimentos Imobiliários que doou os materiais para a execução do serviço. Entre as melhorias estão estrutura com cobertura metálica, escada com corrimão e passeio para acesso das lavadeiras e usuários. Os empresários Ronaldo Lana e Kennedy Neiva prestigiaram a solenidade. Neiva em pronunciamento ao reconhecer o grave momento financeiro pelo qual passam os municípios enalteceu o fato da prefeitura de Lafaiete estar em dia com seus compromissos, como o pagamento do salário dos servidores. “Pode continuar contando com nossa parceria. Esta não é a primeira e nem será a última. Só quem precisar utilizar este local, só quem já teve que colocar os pés no barro consegue dar o valor que esta obra tem”, disse o empresário, que também se desculpou com a comunidade por transtornos causados pelo empreendimento imobiliário erguido próximo ao local agora recuperado.

Local é tradicional  de uso pelas lavadeiras
Local é tradicional de uso pelas lavadeiras

O prefeito Dr. Ivar ao final da solenidade disse que em breve voltará ao  bairro para inauguração da creche que está sem construída próximo à Escola Municipal José Castellões de Menezes , que atenderá às comunidades dos bairros JK, Arcádia e Morada do Sol, com  capacidade parar até 120 crianças de zero a cinco anos.