Prefeitura lança Campanha Municipal de Estímulo à Cidadania

Campanha-Municipal-de-Estimulo-a-Cidadania_04Com foco na cidadania e autoestima a prefeitura de Conselheiro Lafaiete lançou nesta terça-feira 18/08 a campanha “Eu Curto Lafaiete”.

Sustentada no pilar de que é um orgulho ser lafaietense e aqui é uma boa cidade para se viver, o movimento busca resgatar este prazer muitas vezes mascarado pelas situações de críticas ou  comparações, chamando o cidadão a compartilhar com o poder público a responsabilidade de cuidar da sua cidade. Tal compartilhamento vem com ações simples do cotidiano, que somadas formam um conjunto de proteção e cuidado em torno do lugar em que vivem.

Campanha-Municipal-de-Estimulo-a-Cidadania_03Os principais temas trabalhados na campanha são: Responsabilidade no trânsito, respeito ao patrimônio público, a limpeza da cidade e o respeito ao próximo.

Além de despertar uma consciência cidadã de coletividade  a campanha “Eu curto Lafaiete” busca também um resultado  de economia, a curto/médio prazo. Hoje há um gasto considerável da prefeitura com recuperação do patrimônio público. Espaços como Praça do Cristo, Coreto da Praça Tiradentes, quadra de esportes do bairro São João, são alguns exemplos de locais que foram depredados pouco tempo após a recuperação/restauração, gerando prejuízo aos cofres do município.

Campanha-Municipal-de-Estimulo-a-Cidadania_02Por outro lado, a campanha deverá fomentar o turismo com a  valorização da imagem pelos próprios habitantes, atraindo mais visitantes. Conselheiro Lafaiete  foi incluída em 2013  no maior projeto de roteiro turístico religioso já feito no Brasil;  projeto CRER  – Caminho Religioso da Estrada Real de Padroeira a Padroeira. Desde abril deste ano, a cidade tornou-se também ponto de carimbo do passaporte de turistas que passam pela rota turística da Estrada Real/Caminho Novo. O símbolo oficial do carimbo é a Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

A iniciativa, que já ocorre em outras cidades,  deve ter boa adesão da comunidade. A população em geral, entidades, Organizações Não Governamentais (ONG’s), clubes de serviços, empresários, comerciantes, empreendedores, autoridades, imprensa e estudantes estão convidados a participar e fomentar a ideia.

Campanha-Municipal-de-Estimulo-a-Cidadania_01Cuidar da cidade é cuidar de nós mesmos, com esta visão o slogan da campanha faz uma sadia provocação ao terminar cada peça publicitária com um questionamento, a exemplo, “Eu curto Lafaiete e falo bem da minha cidade. E você?