Prefeitura promove evento alusivo ao “Setembro Amarelo”

265
0

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na Praça São Sebastião, na manhã desta quarta-feira, 28, um evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo, que aborda a valorização da vida, a prevenção ao auto extermínio e à manutenção e preservação da saúde mental.
A atividade, coordenada pelas equipes do CAPS e do eMulti- Equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde, ofereceu diversos serviços. Durante toda a manhã os profissionais das equipes, compostas por nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, atenderam a população.
O evento contou com a presença de populares que desde às 8h receberam atendimento e orientação sobre a saúde mental e prevenção da vida, participaram de atividades físicas, danças, dia da beleza, receberam informações e cuidados com a saúde.
O Coordenador da E-multi Esdras Paiva, destacou a importância de participar de atividades coletivas para a manutenção da saúde mental e o perigo da ociosidade que pode levar à depressão. Ressaltou que o município oferece inúmeros serviços e atividades gratuitas nas unidades de saúde que são abertas a todos e trazem muitos benefícios.
A Gerente da Atenção Psicossocial de Conselheiro Lafaiete, Renata, ressaltou que, principalmente no período pós pandemia houve aumento de casos de ansiedade e depressão e o evento tem o objetivo de mostrar às pessoas que existem serviços disponíveis no município que podem ajudar, que estão abertos ao acolhimento e tratamento quando necessário. Ela disse que a equipe do CAPS está aberta e disposta em realizar uma escuta atenta no sentido de estabelecer a melhor proposta de tratamento para quem precisar do serviço.
Ainda na manhã desta quarta-feira, a E-Multi estendeu a ação na obra do viaduto da Cachoeira, levando aos operários atividade física laboral e orientações de saúde com estratégias para diminuir a incidência de estresse e ansiedade, finalizando a ação foi realizado uma dinâmica para trabalhar a valorização da vida e lembrar a importância de se olhar com diferentes perspectivas para as situações da vida.