Prefeitura realiza mutirão da limpeza como ação de combate a proliferação do Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Combate as Endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Localix, com o objetivo de intensificar as campanhas e ações de prevenção à Dengue, Vírus Zika, Chikungunya e Febre Amarela realizou, no último dia 26 de agosto, o mutirão de limpeza em pontos da cidade onde foram encontrados focos positivos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor destas doenças. A ação visa principalmente a prevenção, sobretudo, neste mês que antecede o período chuvoso e quente, que representa o maior risco para a proliferação do Aedes Aegypti.
O trabalho dos agentes de endemias é permanente e realizado diariamente em todos os bairros do município, mas para que o resultado seja positivo é preciso a colaboração e envolvimento de toda a população. É de fundamental importância que todos fiquem atentos e contribuam cuidando, ao menos uma vez por semana, de suas casas, quintais e locais de trabalho.
Desta forma a Secretaria de Saúde orienta para que as pessoas estejam sempre atentas e observem periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho. Caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus, entre outros, se não cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes Aegypti.