Prefeitura recupera e amplia guarda-corpo da estátua do Cristo

Prefeitura_Recupera_Guarda-corpo_Estatua-Cristo-Redentor_01A prefeitura de Conselheiro Lafaiete iniciou na última semana a reforma e ampliação do guarda-corpo do monumento ao Cristo Redentor, no bairro Santa Efigênia. A ação visa proporcionar mais segurança às pessoas nas rampas de acesso a estátua, um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.
Prefeitura_Recupera_Guarda-corpo_Estatua-Cristo-Redentor_02Com o serviço o guarda-corpo terá sua altura ampliada contando ainda com mais barras de proteção. “A estátua do Cristo é frequentada diariamente por centenas de pessoas de todas as idades e principalmente crianças. Por isso estamos reforçando o guarda-corpo para que haja mais proteção aos visitantes”, frisou o secretário municipal de Obras, Túlio Dutra.

Prefeitura_Recupera_Guarda-corpo_Estatua-Cristo-Redentor_03A medida atendeu uma orientação do Corpo de Bombeiros que foi acatada pela prefeitura.

Pichações

Prefeitura_Recupera_Guarda-corpo_Estatua-Cristo-Redentor_04Constantemente a estátua do Cristo Redentor tem sido alvo de pichações. Túlio Dutra afirmou que a prefeitura tem feito a remoção das pichações com frequência, porém, é necessário que a população ajude na conservação. Todo patrimônio para ser recuperado gera gastos. “A prefeitura faz a limpeza das pichações e no outro dia a estátua é depredada novamente. Precisamos que a população nos ajude a conservar o nosso patrimônio”, afirmou o secretário.

Na última semana a prefeitura lançou a campanha de estímulo à cidadania “Eu Curto Lafaiete”, onde um dos focos é a preservação do patrimônio público. A praça do Cristo foi um dos exemplos no lançamento da campanha, justamente pelo grande número de vezes que a própria estátua precisa passar por reforma e objetos ao seu redor, como brinquedos, equipamentos da academia ao ar livre e bancos. “Esta campanha busca uma conscientização das pessoas. Se a gente não precisasse consertar tanto, o dinheiro e o tempo seriam investidos em outras coisas”, pondera a Secretária Municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia, lembrando a importância da estátua do Cristo para a cidade. “Além de ser um de nossos espaços mais frequentado por moradores e visitantes, o monumento é tombado como patrimônio público municipal. Por este motivo a verba para esta adequação veio do Fundo Municipal de Cultura”, ponderou Mauricéia.