Prefeitura se pronuncia sobre a ”praga urbana” dos pombos

2067

O Prefeito Mário Marcus tem buscado, juntamente com a Secretaria de Saúde do Município a solução para providências em relação ao problema dos pombos que tem infestado a área urbana em Conselheiro Lafaiete, causando preocupação sobre doenças que podem ser transmitidas por estas aves.
O Município, não está inerte na busca de solução para problemas que afligem a cidade.
“Temos estado atentos e procurando buscar soluções, apesar das condições e dificuldades que enfrentamos para os diversos problemas, inclusive este, através da busca de uma solução eficaz para combater esta ‘praga urbana’, que além de se reproduzir em grande número, a falta de predadores também contribui para a proliferação desta ave que é capaz de transmitir graves doenças”. O Prefeito ressaltou, ainda, que intervenções em prédios públicos, com prioridade às escolas, já vem acontecendo, como uma das medidas a fim de contribuir para a redução da presença destas aves.
Entretanto é fundamental o envolvimento de toda sociedade para que possamos enfrentar o problema e para isso conclamamos, inclusive os vereadores de nossa cidade, representantes legítimos do povo, para que também contribuam com sugestões e atuação no sentido de ajudar a esclarecer à população em relação às medidas a serem adotadas.
A Prefeitura prepara um informativo para ser divulgado na imprensa e nas redes sociais sobre como minimizar o problema.
Apesar desta conscientização, a Prefeitura não descarta medidas de aplicação de multas e severidade no tratamento daqueles que não seguirem as orientações, principalmente as relativas a alimentação das aves em área urbana (prédios públicos, praças, logradouros e imóveis particulares).
Toda a população pode tomar atitudes para evitar este aumento dos pombos e deixá-los longe da sua casa ou do local onde trabalha:
– Ajudando na conscientização da sociedade sobre o perigo que as fezes contaminadas podem causar;
– Evitando alimentá-los;
– Mantendo sacos e latões de lixo sempre bem amarrados e tampados e colocando para coleta pública somente nos horários e dias certos de recolhimento;
– Recolhendo com frequência os restos da alimentação de animais domésticos, como cães e gatos;
– Atentando-se para o destino correto de resíduos orgânicos;
– Limpando e desinfetando os lugares em que os pombos costumam frequentar e se abrigar. Não se esquecendo de utilizar máscara e luvas;
– Isolando ou vedando, com telas ou alvenaria, os locais que permitem o abrigo dos animais, assim como os forros.
– Colocando telas removíveis em aberturas de aeração.
Estas são as providências imediatas que não só o Município de Conselheiro Lafaiete está adotando, mas a maioria dos municípios com o mesmo problema no país.
Acompanhando a evolução desta situação, outras medidas se necessárias, estarão sendo tomadas de acordo com orientações dos setores responsáveis da área da saúde.
Vamos juntos vencer esse desafio!