Prevenção de doença renal é tema de campanha da Secretaria de Saúde

Nesta quinta-feira, 09 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, e para lembrar a data a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da COMNEFRO (Comissão Municipal de Nefrologia e Transplante de Conselheiro Lafaiete), realizou uma ação para chamar a atenção sobre a prevenção de doença renal crônica (DRC). Durante o evento foram repassadas orientações sobre a doença, formas de prevenção e tratamento.
Em consonância com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a COMNEFRO convida para que no mês de março de 2023 possamos sensibilizar para a prevenção e promoção da saúde renal, com a campanha “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos”. O exame de creatinina tem como objetivo principal a análise da funcionalidade dos rins. A creatinina é uma substância muscular presente na corrente sanguínea responsável pela quebra de proteína fosfocreatina e produção da energia necessária para a contração muscular.
Neste sentido, importante mediante prévia investigação clínica solicitar o exame de creatinina para verificação da função renal, além de sensibilizar para a alimentação saudável, abandono do tabaco, atividade física regular, controle de peso, controle da pressão arterial e ingestão de água diariamente, em volume necessário para a prevenção do adoecimento renal.
A COMNEFRO orienta para a sensibilização da prevenção da DRC. Adote hábitos saudáveis, ingira água regularmente. Embora em alguns casos os sintomas não se manifestem é importante ficar atento aos seguintes sintomas: fadiga, mal-estar, perda de apetite, PA alta ou distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico. Juntos, conseguimos promover “Saúde dos rins para todos”.
Sobre a doença
A DRC consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função renal (Glomerular, tubular e endócrina). No Brasil a DRC em fase terminal em TRS (Terapia Renal Substitutiva) ou (HD) Hemodiálise é um problema de saúde pública. Nos últimos 8 anos os pacientes mantidos em fase terminal de DRC em TRS quase que dobrou. Em 1994 eram aproximadamente 24000 mil pacientes, em 2004 aproximadamente 59.000, no ano de 2022 totalizavam mais de 140000 pacientes.