Primeira Semana de retorno as aulas na rede municipal

Júlia Miranda

Seguindo o cronograma de retorno às aulas presenciais, divulgado pela Semed, no último dia 27/09, retomaram as atividades presenciais nas escolas de rede municipal os alunos dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
O Secretário de Educação Prof. Albano Tibúrcio ressalta que o ensino, inicialmente está sendo oferecido de forma híbrida e que as escolas seguirão Planejamento Pedagógico de rodízios com escalonamento das turmas seguindo protocolo sanitário vigente.
Este reinicio de aulas em modelo hibrido se deu dentro da regularidade e em clima de satisfação para os alunos que optaram pelo retorno.
“É um novo recomeço onde devemos a cada momento renovar nossas expectativas positivas pela queda nos índices desta pandemia que tanto afetou o ambiente escolar.” – ressaltou o secretário.
Em relação a Alimentação Escolar, seguindo as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que a partir de 2021 preconizou uma alimentação saudável e mais natural possível, restringindo e/ou proibindo a aquisição de produtos alimentícios processado e ultra processados, houve a adequação do Kit de Alimentação Escolar, havendo a necessidade de se retirar alguns itens, tais como açúcar e biscoitos, por exemplo.
Neste momento, com o retorno das aulas presenciais em modelo hibrido, a Semed está procedendo com o fornecimento da merenda escolar na própria escola e, à distribuição do kit alimentação para todos os alunos.
Os gêneros alimentícios (arroz, óleo, macarrão, etc) e a agricultura familiar (feijão carioquinha) já foram entregues nas escolas, tanto para montagem dos kits, quanto para o fornecimento da alimentação escolar na própria escola.
Neste primeiro momento de retorno, em caráter de prudência optou-se por não entregar um kit de perecíveis para os alunos, bem como requisitar gêneros perecíveis, devido ser uma primeira semana atípica evitando-se desperdícios.
A partir da próxima semana, os hortifrutigranjeiros provenientes da Agricultura Familiar serão enviados para serem utilizados na alimentação escolar. Os hortifrutigranjeiros provenientes da CEASA estão em fase de licitação, pois a empresa que fornecia anteriormente não pôde renovar o contrato devido a documentação incompleta, sendo necessário a realização de um novo processo licitatório e, assim que finalizado, será inserido também na alimentação escolar.
Para as carnes, aguardando a finalização do processo de realinhamento solicitado por partes das empresas, devido ao aumento nos preços, a previsão é que sejam enviados a partir da próxima semana.
O cardápio adotado neste primeiro momento de retorno está sendo um cardápio provisório e mais restrito, mantendo qualidade alimentar e nutricional de nossos alunos.