Cerca de 400 professores participaram do I Encontro de Professores Alfabetizadores da Microrregião de Conselheiro Lafaiete. O encontro realizado no auditório Centro de Ensino Superior, (CES), no bairro Carijós, teve como objetivo debater as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O pacto implementado no início desse ano, é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC). Além de garantir a alfabetização das crianças, o programa também visa formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015. Durante o encontro o assunto foi abordado durante as palestras que enfatizaram as diretrizes da alfabetização nas séries iniciais e a importância da participação da sociedade, família, escola e governantes na realização do pacto. Além das palestras também houve a apresentação cultural com a participação do Projeto Recriança, do Lar de Maria e a execução do hino nacional brasileiro interpretado pela dupla “As Marias”, composta por Maria Zilda Fernandes Barreto e Maria Imaculada de Souza.
Para o secretário municipal de Educação, Darci Tavares, o encontro foi importante para os professores conhecerem as metas a serem cumpridas na execução do Pacto Nacional pela Alfabetização nos municípios. Segundo ele, é prioridade do município promover ações eficientes que garantam a alfabetização dos alunos até os oito anos de idade.
De acordo com o coordenador pedagógico da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, as ações apresentadas durante o encontro são relevantes para a renovação das práticas pedagógicas garantindo a melhor qualidade no processo de aprendizado.
Além de Conselheiro Lafaiete, também participaram os municípios de Congonhas, Ouro Branco, São Brás do Suaçuí, Itaverava, Casa Grande, Queluzito, Santana dos Montes, Entre Rios de Minas, Cristiano Otoni e Jeceaba.














