Profissionais da Educação Infantil participam de encontro na Semed

Educacao-Infantil_Encontro-Semed_01
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Conselheiro Lafaiete iniciou no último dia 1º de outubro a formação continuada para as professoras de educação infantil – PEI’S, que atuam nas creches da rede municipal. Na abertura o coordenador de Ações Pedagógicas da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, agradeceu o trabalho dos professores em prol das crianças e salientou a importância dessa modalidade de ensino em uma faixa etária de real significação para o desenvolvimento das crianças.

Em seguida, Malvina Siqueira, que atua no Departamento Pedagógico da Semed destacou a importância da formação para os profissionais e ressaltou que o momento é uma troca de saberes onde a presença de cada um é essencial para composição da proposta de trabalho. As Analistas Adriana Carneiro e Vanessa Tavares deram prosseguimento aos trabalhos com o objetivo de traçar estratégias de ensino que auxiliarão no princípio de que a criança é um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.
Educacao-Infantil_Encontro-Semed_02Os temas propostos evidenciaram a importância da integração da equipe, da comunicação assertiva e o ponto primordial, o repensar do planejamento e o estudo de uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular. A formação continuada acontecerá periodicamente no intuito de oferecer subsídios e auxiliar as professoras no seu trabalho cotidiano.

Encontro do PIP

Nos dias 23 e 24 de setembro a equipe do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Conselheiro Lafaiete participou de um encontro em Belo Horizonte que discutiu os avanços alcançados nos polos regionais do Estado com a implantação do PIP. O evento reuniu representes da Educação de vários municípios do Estado. Conselheiro Lafaiete esteve representada pelo coordenador de ações pedagógicas da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos e por Flávia Fátima Resende Gonzaga e Marlei das Graças Moraes Lopes, que fazem parte da equipe do PIP municipal.

Encontro-do-PIP_2014O coordenador de ações pedagógicas da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, apresentou os resultados alcançados em Conselheiro Lafaiete com a implantação do PIP comprovados nas avaliações externas e na melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Luciano o programa vem dando certo no município graças ao apoio da administração municipal, além do trabalho desenvolvido pelas escolas e a dedicação da equipe do PIP Municipal e da Semed. O coordenador ressaltou o resultado alcançado pelas escolas municipais no IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e na Olimpíada da Língua Portuguesa, que selecionou trabalhos de cinco alunos da rede municipal.