Programa Projovem Urbano inicia atividades em Lafaiete

605

Programa-Projovem-Urbano _inicia-atividades-em-Lafaiete_02Aconteceu no último, dia 23/02/15, no auditório da Escola Municipal “Prof. Luiz Carlos Gomes Beato” a aula inaugural do Projovem Urbano – Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Desenvolvido no município desde 2013, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) o programa é uma parceria da prefeitura com o Governo Federal.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares; de representantes da coordenação do programa, de profissionais da escola e da Semed, além de alunos e educadores. O vice-prefeito e secretário municipal de Educação Darci Tavares deu as boas vindas aos alunos e ressaltou a importância do Projovem Urbano na melhoria da escolarização dos jovens que não concluíram o ensino fundamental promovendo também a qualificação profissional.

Programa-Projovem-Urbano _inicia-atividades-em-Lafaiete_01O Projovem Urbano garante aos jovens beneficiários com idade entre dezoito e vinte e nove anos e que não concluíram o ensino fundamental, a escolarização básica visando à promoção de ações para a elevação da escolaridade, a qualificação profissional em nível inicial e a participação social e cidadã assegurando ainda a formação continuada específica para os profissionais envolvidos.

Em Conselheiro Lafaiete o Arco Ocupacional escolhido é o curso profissionalizante em “Administração”, que é composto por ocupações que se fazem presentes em diversos tipos de organizações públicas e privadas, instâncias e instituições de governo, dentre outras. As atribuições profissionais que são alternativas geradoras de renda permitem ao estudante, depois de concluído os estudos, atuar como arquivador, almoxarife, contínuo (office-boy/office-girl) e auxiliar administrativo.

Programa-Projovem-Urbano _inicia-atividades-em-Lafaiete_03Além de concluir os estudos os alunos que tiverem frequência regular e desenvolverem as atividades propostas no Núcleo receberão um benefício no valor de R$100,00 por mês, durante os 18 meses do programa. Os alunos recebem o kit escolar, todo o material didático e merenda escolar, além do transporte escolar para os estudantes que residem a mais de 3km de distância da escola, que é fornecido pela Semed.

Para as alunas que são mães, o filho (de 0 a 8 anos) poderá ficar na escola, na Sala do Acolhimento, cuidado por duas servidoras, durante o horário em que as estudantes se encontram na sala de aula. São 200 vagas disponíveis e as inscrições ainda estão abertas. As informações sobre a documentação necessária e demais esclarecimentos poderão ser requeridos através do telefone 3769-2574.