Programação Agosto Lilás

1176
0

O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Sete mulheres morrem a cada hora.
Um estudo publicado pela Rede de Observatórios da Segurança mostra que 2.423 registros de violência contra a mulher foram feitos no último ano. Ou seja, a cada quatro horas, ao menos uma mulher foi vítima de violência, de acordo com o documento, divulgado em março, na Semana da Mulher.
Segundo o boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, foram 495 casos de feminicídio. A terceira edição do documento apresenta o monitoramento de sete estados: BA, CE, PE, SP, RJ e, pela primeira vez, MA e PI. Entre os casos 4 registrados, 495 são feminicídios, ou seja, uma mulher morre por ser mulher a cada dia.
Em Conselheiro Lafaiete o Centro de Referência da Mulher – CRM acompanha as mulheres vítimas de violência, com atendimentos psicológico, jurídico e social. Neste mês diversas atividades serão realizadas. Fique atento, este é um assunto de todos nós.
O CRM funciona na Rua Orival Albuquerque, n° 26. No Campo Alegre, de 2ª. a 6ª. feira de 7h às 17h. Mais informações pelo telefone: 99239-0758