A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, através do seu Departamento de Turismo, juntamente com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e em parceira com o Circuito Villas e Fazendas promoveu no dia 14/05, mais uma etapa do projeto “Anda Lafaiete”. Com um percurso de aproximadamente 11 km, desta vez o roteiro escolhido foi entre Amaro Ribeiro (Lafaiete) a Bananal (Queluzito). O projeto tem o objetivo de promover caminhadas nas estradas e trilhas que cortam as zonas rurais do município.
Ao todo 55 caminhantes percorreram o trecho e tiveram a oportunidade de conhecer belíssimas paisagens, ter contato com a natureza, fazer trilha cercada por árvores, passear pela Estrada Real, viver novas aventuras, além de respirar ar puro e conhecer novas pessoas.

Os caminhantes tomaram café na ARPA que está localizada no Parque Florestal Eurico Figueiredo, onde tiveram a oportunidade de conhecer o local e saber que ele está aberto à visitação diariamente. E o almoço foi servido no Hotel Fazenda da Lagoa.
Ao longo do trajeto os caminhantes tiveram o suporte de um veículo cedido pelo Circuito Villas e Fazendas de Minas.
“Nós, da SEMDEC, ficamos muito satisfeitos em conseguir aos poucos proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos de Lafaiete uma consciência turística que anteriormente não existia. No início, em 2013 o público que participava era pequeno, porém, à medida que vamos repetindo as atividades temos mais adeptos. Reiteramos nossos agradecimentos também a toda imprensa que tem abraçado a causa, dando maior visibilidade para nossas atrações turísticas contribuam para nosso desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário Alessandro Dalla Vedova.

O Turismo tem uma importância no desenvolvimento econômico, haja vista movimentar toda uma estrutura de bares, restaurantes, hotéis, boates, comércio e vários setores da cidade.
Cerca de cem famílias já carimbaram seus passaportes no Projeto Caminho Novo da Estrada Real, em Conselheiro Lafaiete, uma das 11 cidades do país que foram escolhidas como ponto de carimbo.