Projeto de adoção de praças começa a ser executado

Lafaiete-Sempre-Verde_Inicio_Praca_04Começa a sair do papel e tornar-se realidade a adoção de praças, dentro do programa “Lafaiete Sempre Verde”.

Lafaiete-Sempre-Verde_Inicio_Praca_03Em agosto de 2014 foi publicado o decreto nº 201, que regulamenta a Lei nº 4.467/2012, que dispõe sobre a criação do projeto que consiste na adoção de praças, canteiros e outros espaços públicos que necessitam de revitalização e manutenção periódica. Podem adotar estes espaços e mantê-los em parceria com a prefeitura, quaisquer entidades da sociedade civil, associações de moradores, sociedade amigos de bairros, organizações não governamentais, pessoas físicas e jurídicas. Como contrapartida, os adotantes podem divulgar a sua marca no espaço adotado, desde que atendidos os padrões previstos no referido decreto.

Lafaiete-Sempre-Verde_Inicio_Praca_02Já está sendo revitalizado o canteiro na avenida Telésforo Cândido de Rezende próximo à esquina com a rua Tavares de Melo. As empresas Premocon Pré-Moldados de Concreto Nunes e Sperancini Administração de Negócios são os parceiros do município que estão tornando realidade esta proposta.

Lafaiete-Sempre-Verde_Inicio_Praca_01Sob a orientação da administração municipal, por meio de diversas secretarias, as duas empresas estão dando uma “cara nova” ao ambiente. Entre as alterações no local estão previstas: limpeza, substituição e acréscimo na cobertura do piso e dos passeios, colocação de bancos em volta do canteiro (para possibilitar melhor convívio entre as pessoas), recomposição do meio-fio e novo projeto de paisagismo. O prazo previsto para término da obra é 17 de julho.

Outros parceiros

A prefeitura continua de portas abertas para novos parceiros interessados em integrar o programa. Qualquer entidade da sociedade civil, associações de moradores, sociedade amigos de bairros, organizações não governamentais, pessoas físicas e jurídicas que queiram participar adotando um espaço público deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento pelo telefone 3769-2578 ou email convênios@conselheirolafaiete.mg.gov.br.

Já manifestaram interesse na adesão e assinaram o termo de convênio para adoção de outros pontos as seguintes empresas:

• Praça Rita Teles (rua Brasil) – Supermercado Azevedo.
  • Praça Fonte Grande – Via Real Telecom.
  • Rotor da Santa Matilde – Distribuidora Farid.
  • Trevo – Rua Duque Caixas – Posto Chapadão.
  • Parte do canteiro central da Praça do Cristo – Star Placas Publicidade.
  • Canteiro- Av. Mário Rodrigues Pereira – Restaurante Sobrado e Cia.
  • Praça Barão de Queluz – UNIPAC Lafaiete.
  • Praça do Rancho Novo – HB Locações.

Lafaiete-Sempre-Verde_Inicio_Praca_05De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, alguns destes parceiros estão trabalhando na aprovação de orçamentos e aquisição de materiais; outros já iniciaram a limpeza das áreas, caso da Distribuidora Farid. O Posto Chapadão também já está atuando na manutenção do espaço adotado.