PROJETO ELEITOR DO FUTURO: “A mudança no mundo, começa dentro da gente!”

Na Escola Municipal “Napoleão Reis”, em 26/09/22, foi ministrada aos alunos do Ensino Médio uma palestra sobre o Projeto Eleitor do Futuro, pela Juíza Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral, Doutora Célia Maria Andrade Freitas Corrêa. Participaram do evento a Promotora da Justiça Eleitoral, Doutora Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, os voluntários da Secretaria Geral Eleitoral José Eustáquio Pereira, Geraldo Dias Paes, o professor Luiz Paulo Rivelli, a Diretora de Ação Pedagógica da SEMED Professora Edilvânia Valéria Diniz Vieira Resende, a Inspetora Educacional Maria da Glória Souza Araújo e o diretor Luiz Rafael Vitoreti.

O professor Rivelli deu início aos trabalhos explanando sobre o projeto e seu objetivo maior: despertar nos estudantes a consciência da importância de participar do processo de escolha dos governantes, lembrando a conquista recente (1988) da possibilidade de participação dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral.

A juíza Dra. Célia compartilhou experiências ocorridas durante os processos eleitorais dos quais participou e de como iniciou seu interesse em política. A magistrada fez, também, um apelo sobre a necessidade dos alunos presentes procurarem inteirar-se sobre os candidatos políticos da região e o histórico de trabalho deles. Ressaltou, ainda, a importância da colaboração dos alunos na distribuição e recolhimento das Urnas Eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais no dia 2 de outubro de 2022, assim demonstrando o aprendizado dos valores de cidadania.

Respondendo aos questionamentos dos alunos, a juíza explicou o processo de funcionamento da Urna Eletrônica, a impossibilidade de fraude, bem como a novidade de intérprete de Libras disponibilizada na própria Urna Eletrônica; e, ainda, a necessidade de portar um documento com foto no ato da votação; o acesso ao aplicativo e-título para saber o local de votação. Finalizou elogiando e agradecendo a parceria entre a Justiça Eleitoral, SEMED e a Escola Municipal “Napoleão Reis”.

Integrando a equipe, a Promotora Doutora Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara mencionou o caráter engrandecedor do projeto, enfatizando o valor desta parceria e parabenizando os alunos pela participação no processo eleitoral. Segundo a promotora, “A mudança no mundo, começa dentro da gente!”