A prefeitura de Conselheiro Lafaiete lança nesta quarta-feira, 03 de julho o projeto “Lafaiete em Ação. Comunidade e prefeitura unidas!”
O próprio nome do projeto remete ao seu objetivo principal: Priorizar o atendimento à população e contar com sua colaboração para ações que resultem em melhores serviços para toda a comunidade.
As ações terão a participação das secretarias, departamentos da administração municipal e parceiros.
_Execução:
O projeto vai acontecer nos bairros da cidade, com um intervalo inicial de 15 dias. Num verdadeiro mutirão, as ações estarão voltadas para determinado bairro durante uma semana, quando ocorrerá a realização de serviços como operação tapa-buraco, pintura de meio-fio, limpeza e capina, entre outros.
No encerramento da ação haverá a realização de um evento no qual a comunidade será atendida com a prestação de serviços gratuitos, orientações, além da realização de atividades recreativas, esportivas, apresentações artísticas e culturais valorizando os talentos do próprio bairro. Esta concentração de serviços será realizada sempre aos sábados, em área central do bairro, com aproveitamento inclusive de espaços como escolas, centros comunitários e praças.
“Este projeto apesar de sua singularidade, sintetiza o espírito desta administração, porque vai unir todos em prol de uma Lafaiete melhor. Cada secretaria vai dar sua contribuição que pode ser uma ação, uma orientação, uma indicação… Se encontrarmos no bairro uma pessoa que queira ser ouvida, estaremos lá para escutar”, disse o prefeito. Dr. Ivar pontuou ainda que esta é a melhor forma de demonstrar também as ações do governo municipal. “Estamos trabalhando muito e conquistando vitórias que nem sempre a população toma conhecimento. Este momento de cara-a-cara com a população vai nos dar também oportunidade de fazer uma prestação de contas, informar. Tenho certeza que vai ser muito bom para todos”, concluiu.
O projeto terá início pelo bairro Carijós já nesta semana, quando a equipe da Secretaria Municipal de Obras estará no local na quarta-feira (3), quinta-feira (4) e sexta-feira (5) e nos mesmos dias da próxima semana, ou seja de 10 a 12 de julho. O encerramento com a concentração de serviço das demais secretarias acontecerá no sábado, dia 13 de 9 às 12h, na rua , em frente a Igreja de Santa Terezinha.
_Periodicidade:
As ações deverão ocorrer duas vezes por mês, seguindo um calendário a ser priorizado pela Secretaria de Obras. A primeira ação será no bairro Carijós, com as ações de obras nos dias 3, 4 e 5, 10,11 e 12 de julho e o encerramento no dia 13. A sugestão de horário é de encerramento, que será sempre num sábado, é de 9 às 12h.
_Participação:
Setor de Cerimonial: Equipamento de sonorização, locução e carro de som.
Setor de Imprensa: Divulgação e cobertura.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: Apoio logístico
Secretaria Municipal de Obras: Operação “tapa-buraco”, limpeza, capina das ruas e distribuição de panfletos informativos sobre dias e horários de coleta de lixo.
Secretaria Municipal de Educação: Apoio na divulgação junto às escolas, concurso de redação e outros.
Secretaria Municipal de Fazenda: Orientação in loco sobre pagamento de IPTU e outros impostos . Ação educativa junto aos comerciantes sobre alvarás e outros.
Secretária Municipal de Cultura: Apresentações culturais e artísticas. Talentos do bairro.
Secretaria Municipal de Saúde: Participação de equipe com ações que não demandem necessidade de espaço reservado para atendimento, como os exames. Entre eles, aferição de pressão arterial, orientação de combate à dengue, entre outros.
Secretaria de Desenvolvimento Social: Equipe para a divulgação e orientação de programas sociais como CRAS, Bolsa Família, Sine (que poderá fazer cadastro no local), etc:
Secretaria Municipal de Esporte: Realização de atividades esportivas e recreativas.
Secretaria Municipal de Defesa Social: Presença de agentes da Guarda Municipal e/ou Agentes de Trânsito para o controle do trânsito no local, proporcionando a segurança necessária para os participantes. Pintura de meio fio nas principais vias do bairro…
Procuradoria: A Procuradoria prestará à comunidade com parecer jurídico sobre alguma reivindicação feita ao poder executivo. Não é consultoria particular, mas sobre solicitações realizadas ao poder executivo.
Ouvidoria: Captar as demandas locais para posterior encaminhamento aos setores responsáveis.
Procon: Atendimento e orientação ao consumidor.
Centro de Controle de Zoonose: Campanha, inclusive com presença de alguns animais para doação de animais.
Corpo de Bombeiros: Orientações de segurança.
Polícia Ambiental e Arpa: Orientações sobre o meio ambiente e exposição.
_Gerais:
Todos os parceiros deverão oferecer produtos ou serviços de sua área de atuação.
Possíveis parceiros: Escolas, faculdades Fasar e Unipac, farmácias, Senac, empresas dos bairros, etc.
A mobilização deverá ser feita através de escolas, associações de bairros, igrejas, carro de som, imprensa, etc.
A divulgação pré e pós evento será produzida pela assessoria de comunicação da prefeitura e enviada aos veículo de comunicação locais, como mídia espontânea.