Prorrogada campanha de vacinação contra Influenza

484
0

A campanha nacional de vacinação contra Influenza, que estava prevista para terminar nesta sexta-feira 9/5 foi prorrogada em todo país. O novo prazo para que as pessoas se imunizem termina em 23 de maio.

Em Lafaiete a vacina está disponível na unidade de vacinação, Postos Estratégia Saúde da Família (PSF’s) de segunda a sexta-feira no horário de 08:00 às 17:00 horas. É necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade, caso a pessoa perdeu ou não possuí, será feito outro cartão.


Público alvo

Crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A estimativa é de que seja vacinado 80% do público alvo, em Conselheiro Lafaiete, algo em torno se 18.900 pessoas. Até esta sexta-feira (9) cerca de 62% do índice havia sido atingido, ou seja, 14.559 pessoas tinham sido vacinadas.

Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, enfermeira responsável da imunização destaca que é importante vacinar para evitar a disseminação do vírus, além de complicações da doença como as internações decorrentes das infecções, que podem levar até à morte. A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.