Foram prorrogadas até o dia 23 de outubro as inscrições para o Projovem Urbano em Conselheiro Lafaiete. O Ministério da Educação, juntamente com Secretaria Municipal de Educação (Semed) também marcaram para o dia 23/10 o início das aulas, que serão ministradas na Escola Municipal “Dr. Rui Pena” – CAIC, situada na Rua Francisco Ferreira de Rezende, 333, bairro São João. O programa criado pelo Governo Federal é voltado para os jovens que ainda não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e com idades entre 18 e 29 anos O curso tem a duração de 18 meses.
A inscrição no Projovem Urbano poderá ser feita Semed e para isso é preciso apresentar carteira de identidade, CPF, título eleitoral, comprovante de votação da última eleição, histórico escolar (documento legível; sem cortes) ou declaração de conclusão, comprovante de endereço, cartão do PIS ou cartão cidadão, certidão de nascimento e/ou casamento e 02 (duas) fotos 3 x 4.
O Projovem Urbano tem o objetivo de oferecer formação básica e qualificação profissional. Além da formação e aprendizado o aluno receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 100,00 (cem reais). Outro benefício é para as alunas que já são mães e tenham filhos de 0 a 08 anos com o acolhimento das crianças na escola, aos cuidados de uma servidora, durante o horário de aula.
Aula inaugural
Embora ainda existam vagas para a inclusão no Projovem Urbano, a Semed promoveu na última segunda-feira, 23/09 a aula inaugural do programa, que contou com presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares; da coordenadora do Projovem Urbano no município, Cibele Barbalho, dos vereadores Antônio Severino de Resende Lobo e Pedro Américo de Almeida, da analista educacional do Departamento de Ação Pedagógica da Semed, Malvina Conceição Lima Siqueira e da diretora da Escola Municipal “Dr. Rui Pena” – CAIC, Gisélia Viviani Araújo dos Santos.
Em seu discurso o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares destacou a importância do programa que além de habilitar o estudante no ensino fundamental também oferece a formação profissionalizante. Segundo ele, o aluno após concluir o curso poderá atuar como arquivador, almoxarife, contínuo, office boy, office girl e auxiliar administrativo.
A diretora da Escola Municipal “Dr. Rui Pena – CAIC, Gisélia Viviani Araújo dos Santos, deu boas vindas aos alunos e afirmou que o programa é uma oportunidade ímpar para obter a formação básica e a qualificação profissional.