Prorrogado período de votação para eleger árvore símbolo de Lafaiete

A população de Lafaiete terá um tempo maior para participar do concurso que irá eleger a árvore símbolo da cidade. Concurso neste sentido está sendo realizado pela Associação Regional de Proteção Ambiental do Alto Paraopeba e Vale do Piranga – ARPA e do Departamento Municipal do Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete. Inicialmente o prazo de votação terminaria na próxima sexta-feira, 22 de agosto, mas foi prorrogado para até 14 de setembro.

Em 2012 a árvore escolhida como símbolo da cidade foi o Ipê Rosa. Porém, em janeiro de 2014, após ser atingida por um raio durante temporal, a árvore teve de ser derrubada. Por isso, o novo concurso está sendo feito.

A votação está sendo realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares do município e pelo site da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete (www.conselheirolafaiete.mg.gov.br) acessando a enquete por meio de link que está no banner no alto da primeira página.

A divulgação do resultado final está previsto para o dia 21 de setembro, dia da árvore. Também no mesmo dia será realizado um ato de reconhecimento da Gameleira da Fazenda da Varginha, um das mais antiga e significativa do ponto de vista histórico da região.

.

Concorrem ao título de árvore símbolo de Lafaiete:

• Copaíba (Copaifera Langsdorffii) – Rua Santa Efigênia – Bairro Santa Efigênia.

A Copaíba, também conhecida como Pau de Óleo. Possui propriedades medicinais, sendo encontrada nas matas e em arborização urbana, devido à sua imponência e beleza;

Arvore_Simbolo_03

• Guapuruvú (Schizolobium Prahyba) – Ao lado Viaduto Duartina Nogueira de Resende, próximo a avenida Monsenhor Moreira.

Árvore de grande porte, bastante usada em paisagismo urbano. Possui madeira com pouca resistência e sua floração começa no mês de setembro, estendendo-se por toda a primavera;

Arvore_Simbolo_04

• Ipê Amarelo (Tabebuia Chrysotricha) – Avenida Professor Manoel Martins – Centro.

Árvore originária do Brasil, muito usada em paisagismo, que floresce no final do inverno até o início da primavera;
Arvore_Simbolo_01

• Orelha de Negro (Enterolobium Contortisiliquum) – Av. Marechal Floriano Peixoto – Santa Matilde.

Árvore de grande porte, caracterizada por mastro curto e grosso, com ramificações abundantes formando copa ampla de formato semigloboso a guarda-chuva.

Arvore_Simbolo_02