Prossegue em Lafaiete Campanha de Vacinação contra a gripe

445
0

A Secretaria Municipal de Saúde em Lafaiete informa que teve início nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). As doses estão disponíveis das 13h às 16h em todos os PSF’s e também na Unidade Central de Vacinação à Av. Dom Pedro II, 178 no bairro São Sebastião. Neste primeiro grupo prioritário podem se vacinar: pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da Saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, quilombolas, indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabéticos, imunossuprimidas e pessoas com deficiência.
Crianças que receberão o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Para se vacinar é preciso apresentar o cartão de vacinação, um documento de identificação com foto e um documento ou relatório médico que comprove a condição crônica de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B –, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil e que a vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, a campanha neste ano foi antecipada, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A vacina é a principal forma de proteção contra os sintomas graves causados pela gripe.