Entre os meses de fevereiro e julho de 2014 o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Conselheiro Lafaiete, em parceria com ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental) e ALPA (Associação Lafaietense de Proteção Animal), estará desenvolvendo o projeto “Quem ama castra”, que consiste na realização de um mutirão de castração de cães e gatos. Uma equipe do CCZ vai percorrer os bairros em uma unidade móvel, estruturada com uma sala de cirurgia e equipamentos para atendimento aos animais.
De acordo com a gerente de vigilância ambiental do município e médica veterinária, Carla Sassi, as castrações serão gratuitas e vão ocorrer até o dia 31 de julho. Segundo ela, a expectativa é que sejam realizadas aproximadamente 3 mil cirurgias. Carla ressaltou que o projeto visa controlar a população animal no município evitando a reprodução de forma indesejada, o que resulta no abandono de cães e gatos nas ruas.
Para ser castrado o animal deverá ter mais de 3 meses de idade. O processo pode ser feito em machos e fêmeas.
Cadastro
As pessoas interessadas em realizar a castração de cães e gatos deverão fazer o cadastro dos animais a partir desde mês indo pessoalmente ao CCZ, situado à rua Pedro Camargos, 240, no bairro São Sebastião, ou pelo telefone: 3769-2229. O cadastramento poderá ser feito também nas unidades de PSF´s (Programa Saúde da Família).
Os alunos da rede municipal de ensino também receberão uma ficha de cadastramento que deverá ser entregue aos pais ou responsáveis. A ficha deverá ser preenchida e devolvida na escola, que a encaminhará ao CCZ.
Após a realização do cadastro a equipe do CCZ irá programar uma data para que a cirurgia possa ser realizada. As cirurgias terão início no dia 10 de março. A previsão é de até 30 animais serão castrados por dia durante este mutirão.
As cirurgias serão realizadas por equipe especializada formada por médicos veterinários e auxiliares do município.