Início Destaque Realizada a abertura oficial do XX FACE

Realizada a abertura oficial do XX FACE

228

Na manhã desta quinta-feira, 21/07, a Praça Tiradentes se coloriu para a realização da abertura oficial do XX Festival Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE. Diversos grupos teatrais que chegaram à cidade para o festival participaram do momento.
O Prefeito Mário Marcus e o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, deram as boas vindas aos artistas de diversas cidades que chegaram para a fase nacional do FACE. Na ocasião o prefeito Mário Marcus falou sobre a parceria da prefeitura com os segmentos culturais e apoio constante ao setor de cultura, saudou os artistas e o homenageado, o artista plástico Hélcio Queiroz.
O Secretário de Cultura Geraldo Lafayette ressaltou a importância do festival e destacou que o Festival de Artes Cênicas – FACE hoje é reconhecido como bem imaterial do município.
Durante a cerimônia foi realizada uma homenagem aos artistas e personalidades ligadas à área de arte e cultura, simbolizados por uma cadeira vazia, foram lembrados, Darcilia Rezende, Derminda Damasceno, Mary Luce, Silmar Tindico, José Carlos Seabra, Leo Japa, Tia Efigênia, Danny Dias, Avelina Noronha, Professora Leda, Edmar Tonholo e Tania Laizo.
Após a homenagem, Hélcio Queiroz foi recebido pelos grupos teatrais que cantaram a música tema desta edição do FACE, “Se essa rua fosse minha”. Em seguida ele presenteou a Casa do Teatro com um quadro feito por ele em mosaicos e livros da Associação AMAR. Hélcio agradeceu pela homenagem do FACE e contou um pouco de sua trajetória.
Abrilhantaram o evento as bailarinas do Estúdio de Dança Kênia Najmah, que fizeram uma apresentação de dança com a música tema do festival.
Em seguida o quadro com a foto do homenageado foi encaminhado em cortejo até o Museu e Arquivo Antônio Perdigão onde passa a integrar a galeria dos homenageados do FACE.
O FACE segue com a programação até o próximo domingo, 24/07, com diversas peças teatrais para todos os públicos.