O Conselho Municipal do Idoso (CMI) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizaram na tarde de hoje (21), no Centro de Referência do Idoso (CRI), a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema central: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”.
Na abertura da Conferência foi executado o hino nacional com os presentes: autoridades, conselheiros municipais, representantes de entidades, usuários da política do idoso, trabalhadores do SUAS e servidores municipais.
O momento cultural foi uma bela apresentação do grupo Lesma (Liga Ecológica Santa Matilde).
O palestrante Evanézio Fidêncio Miranda foi o responsável por discorrer sobre o tema central da Conferência (apresentação em power point). Evanézio é psicólogo e especialista em Gerontologia pela PUC Minas. Pós- Graduado: Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas pela UNA – BH. Técnico: Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso (CEPID)/Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania – SEDPAC e idealizador do Projeto Social SUPERAR SABARÁ.
Cerca de 130 pessoas, considerado um público bom, participaram ativamente da Conferência.
Os eixos propostos na Conferência foram divididos em quatro e discutidos em grupos de trabalho, que contaram com um coordenador e um relator.
1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Coordenação: Kênia e Grace |
Os delegados foram eleitos em plenária para participarem da Conferência Estadual que será realizada na cidade de Belo Horizonte em setembro.
Delegados titulares e suplentes representantes da sociedade civil com o gerente da SMDS Vagner Valentino |
Delegados titulares e suplentes representantes governamentais |
Constituíram a Comissão organizadora da 5ª Conferência, os seguintes representantes: Maria Lúcia Papatella da Silva – presidente do Conselho Municipal do Idoso; Dulce Marcenes Rodrigues de Almeida – Conselho Municipal do Idoso; Luana Pereira Resende – Conselho Municipal do Idoso; Flávia Moreira Pacheco – Conselho Municipal do Idoso; Elizabete Batista Cornélio – Conselho Municipal do Idoso; Margareth Ramalho Rodrigues- Conselho Municipal do Idoso; Nícia da Silva- representante da Casa dos Conselhos; Ana Caroline Santos Francisco – representante da Casa dos Conselhos; Vagner Valentino da Silva- Gerente de promoção humana; Tatiana Borges- representante da Vigilância socioassistencial.