Região ganha importante roteiro turístico, o “Caminhos de São Tiago”

O setor de turismo da região ganhou mais um importante roteiro, o Projeto “Caminhos de São Tiago”, de Ouro Preto a São Tiago. O lançamento oficial aconteceu na cidade de Ouro Branco na manhã de quarta-feira, 21/07. A equipe de ciclismo Catraca Rosa iniciou o percurso saindo de Ouro Branco e seguiram para Conselheiro Lafaiete onde foram recepcionadas na Basílica do Sagrado Coração de Jesus pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, que entregou às ciclistas medalhas, passaporte e kits do projeto.
Na parte da tarde aconteceu o lançamento em Conselheiro Lafaiete, na Praça São Sebastião, onde o vice-prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso Vaz entregou ao vice-prefeito Dr. Marco Antônio, representando o Prefeito Mário Marcus, a placa de lançamento que percorrerá todos os municípios. O evento foi marcado pela saída de um grupo de cavaleiros que fizeram o percurso até a cidade de Queluzito, dando continuidade a programação de eventos para o lançamento nos onze municípios integrantes do Projeto. Os cavaleiros e outros peregrinos presentes, que já estão fazendo o percurso, receberam seus passaportes e kits do projeto, entregues pelo Secretário Rafael Lana, pelo vice-prefeito Dr. Marco Antônio, pelo deputado estadual Glaycon Franco e pela gestora do Circuito Vilas e fazendas Sidneia Martins. Antes da do início da peregrinação até Queluzito, os cavaleiros e demais presentes, receberam a benção proferida pelo Revmo. Padre José Maria Coelho da Silva da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
A cada município um grupo assumirá o percurso até a próxima cidade, que será feito de várias modalidades, bicicletas, jipes, cavalos etc. e os participantes levam a placa do Caminho de um município a outro, finalizando em São Tiago no domingo, 25/07, dia do Santo que batiza o Projeto.
Devido à pandemia, o número de convidados para os eventos foi restrito e os protocolos de segurança sanitária estão sendo devidamente seguidos e contou com o apoio da Guarda Municipal de Agentes de Trânsito.

Roteiro “Caminhos da São Tiago”
Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e idealizado pelo médio lafaietense Dr. Elias de Lima, o projeto religioso “Caminhos de São Tiago” ganhou força e apoio de vários municípios, é gerido pelas IGR’s Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, com o apoio do Circuito do Ouro.
O roteiro promete atrair turistas, fomentar o comércio local e valorizar a cultura e a história das cidades que abrange. São elas: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.
Os Caminhos de São Tiago têm extensão de 274 quilômetros. O trajeto já está todo sinalizado com 360 totens e 90 placas. Ele pode ser percorrido a pé, a cavalo, de bicicleta, de motocicleta e de carro com tração 4×4.