Regularização de vacinas em Lafaiete

644

Vacinacao_Padrao_01Em nota técnica enviada à Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde informou que a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações tem enfrentado dificuldades para atender a demanda de distribuição de algumas vacinas com regularidade. Sendo assim, está sendo afetado o repasse em todo país, o que inclui Conselheiro Lafaiete.

A atual situação teve início em fevereiro e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais não normalizou ainda o quantitativo de vacinas distribuído aos municípios. Conselheiro Lafaiete está recebendo apenas 10% da cota mensal da vacina BCG, ou seja, apenas 50 doses por remessa quando em situação normal este número é de 500 doses/mês. A situação está sendo controlada de acordo com esta quantidade recebida.  As crianças estão sendo vacinadas gradativamente e de forma ordenada para que não haja perda de doses, uma vez que cada frasco contém 10 doses. 

A vacina Tetraviral também está chegando gradativamente. 

Como o setor de vacinação tem o cadastro das crianças a serem imunizadas, os pais estão sendo comunicados para levá-los para serem vacinadas assim que as doses chegam. A última remessa foi enviada à Lafaiete na terça-feira, dia 31 de março .

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda existem estoque das demais vacinas. Porém, diante da irregularidade da distribuição, poderá ocorrer desabastecimento.