Saúde Mental promove programação especial na semana de luta antimanicomial

637

WhatsApp Image 2017-05-18 at 11.45.07A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Saúde Mental, promoveu em sua Rede de Atenção Psicossocial, uma semana de eventos em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial. As atividades foram realizadas com grupos terapêuticos, rodas de conversas, roda de viola, oficina de educação ambiental e distribuição de mudas de frutas, oficinas de desenhos e tarde de lazer no Clube Recreativo Dom Pedro II, e também contou com um grupo de musicoterapia onde dois usuários do Serviço criaram um soneto em comemoração ao dia da luta.
“Por meio dessas atividades proporcionamos um momento de fortalecimento da rede de Saúde Mental, demostrando a importância de um novo modelo de cuidado que busca o regaste dos direitos e autonomia das pessoas com sofrimento psíquico”, relata Renata Eunice de Oliveira, Gerente da Atenção Psicossocial.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.