Saúde realiza ações de combate ao tabagismo

467
0

Temporariamente suspenso em decorrência da pandemia de COVID-19, o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo – PNCT retoma com suas ações com objetivo de promover a saúde e prevenir agravos decorrentes do uso de tabaco. O PNCT acontece conforme orientações do Ministério da Saúde, com ações multidisciplinares na conduta psicoeducativa, orientações e condutas médicas e medicamentosa, quando necessário.
Os grupos são formados por iniciativa das equipes de ESF que inscrevem seus pacientes no programa, em seguida passam por entrevista para dar inicio aos grupos de combate ao tabagismo. Nesse momento, já vem acontecendo grupos, que se renovam a cada 150 dias (tempo de duração de cada grupo). Os dias e horários dos grupos são construídos com a Equipe Multiprofissional de Matriciamento da Atenção Primária em Saúde – EMMAP, de acordo com a melhor adesão para o grupo.
Se tiver interesse em se tratar procure seu PSF, inscreva-se no PNCT para participar dos próximos grupos.

Dia Mundial de Combate ao Tabagismo – 29 de agosto
Considerando uma Pandemia, o Tabagismo vitimiza mais de 400 pessoas diariamente conforme dados do Ministério da Saúde. Em Conselheiro Lafaiete o PNCT é executado na Atenção Primária em Saúde por meio do Programa EMMAP.
No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Pensando nisso, o programa EMMAP da Atenção Primária em Saúde desenvolveu na última sexta-feira (27/08) ações no sentido de conscientizar a população sobre a importância de se combater a pandemia do tabaco. Foram realizadas salas de espera, vídeos educativos e de sensibilização popular para o engajamento da população nessa estratégia. Participe, envolva-se, promova sua saúde e do próximo. Juntos podemos enfrentar a pandemia do tabaco.