Secretaria amplia oferta de Serviços da Proteção Social Básica

Com o intuito de melhor atender a população em situação de vulnerabilidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), está descentralizando os atendimentos ofertados pelo setor de Benefícios Eventuais. Com isto, os serviços de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de morte, nascimento, calamidade pública e situações de vulnerabilidade temporária, que eram realizados exclusivamente na sede da secretaria, para bairros que não pertenciam as áreas de abrangência dos CRAS, passam a serem ofertados nas 4 unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a partir do dia 04/10/2021.

O objetivo da mudança é integrar os serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas que estavam descobertas de tal serviço, garantindo o acesso e, contribuindo para que a população tenha atendimento mais próximo de suas casas. Tal ação foi fundamentada no georreferenciamento do Município, dados da Vigilância Socioassistencial e seguindo toda legislação pertinente. Assim, será possível ampliar as áreas de abrangência dos CRAS e incluir bairros que não tinham cobertura do serviço. As pessoas que precisarem de atendimento, podem procurar os CRAS de segunda-feira a sexta-feira de 08h às 16h. A orientação é que o contato seja feito, inicialmente por telefone para evitar aglomeração.

A seguir endereço, telefone e bairros referenciados de cada unidade de atendimento:

CRAS UNIDADE I – BARREIRA
Endereço: Rua Luiz Oliver Fricher, 166 – Santa Terezinha
Telefone: (31)3769-2664

Bairros: Lima Dias I, Lima Dias II, São Benedito, Santa Cruz, Santa Terezinha, Satélite, Santa Luzia, BR 040 Km 622 à Km 624, Murtinho, Siderúrgico, Cachoeira, São Gonçalo, Mato Dentro, Três Barras e Gagé. Alvorada, Jardim Alvorada, Areal, Campo Alegre, Carijós, Novo Carijós, São Dimas, São Sebastião, Expedicionários, Lourdes, Oscar Correia, São Lucas, Santo Agostinho, Parque Acácias, Vila Fernandes, Topázio, Alto Vista Alegre, Santa Rosa, Santa luzia

CRAS UNIDADE II – RESENDE
Endereço: Rua Maria José, 574 – Resende
Telefone: (31)3769-2664

Bairros: Bellavinha, Gigante, Manoel de Paula, Morro da Mina, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Paz, Capela da Paz, Resende, Sagrado Coração de Jesus, São Judas Tadeu, Tietê, Almeidas, Museu, Rancho Novo, Chapada e Arcádia. Água Limpa, Água Preta, Alto da Varginha, Albertina, Recanto Colibris, JK, Manoel Correia, Morada do Sol, Santa Efigênia, Ouro Verde, Monte Cristo e Novo Horizonte, BNH, Centro, Boa Vista, Quinta das Flores.

CRAS UNIDADE III – ROCHEDO
Endereço: Rua Ito Alves, 175 – Rochedo
Telefone: (31)3769-2630

Bairros: Bela Vista, Jardim das Flores, Jardim do Sol, Loteamento União, Moinhos, Progresso, Real de Queluz, Rochedo, São José, Santa Maria. Vila Rica, Jardim América e Vargas. Santo Antônio, Angélica, Rosário, Granja, Jardim Monte Verde, Albinópolis, Parque Montreal, Parque Cidade, Santa Clara, União, Vila dos Engenheiros.

CRAS UNIDADE IV – SANTA MATILDE
Endereço: Avenida Santa Matilde, 439 – Santa Matilde
Telefone: (31)3769-3988

Bairros: Funcionários, Linhazinha, Dom Luciano (antigo Loteamento São Jorge), Nossa Senhora da Guia, Santa Matilde, São João, São Vicente (zona rural), Sion, Bandeirantes e Bom Pastor, Buarque de Macedo. Amaro Ribeiro, Parque dos Ferroviários / Ferroviários, Paulo VI, Queluz, Copacabana, Fonte Grande, Jardim Europa, Triângulo, São Geraldo, Vale das tamareiras, Sagrada família, Parque Dom Bosco, São Marcos, Campo do Independente.

Ainda para este ano, a Secretaria está se programando para ampliar os serviços do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal), que serão ofertados nos CRAS, facilitando assim o acesso do usuário.

Com as mudanças, houve a necessidade alterar a estrutura organizacional da SMDS, que agora fica da seguinte forma: estrutura organizacional da SMDS.