Secretaria da Saúde alerta para a importância do combate ao Aedes aegypti

977
0

Dados da Secretaria Municipal de Saúde demonstram que nos quatro primeiros meses deste ano os casos de dengue tiveram um aumento exorbitante em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Setor de Epidemiologia que até o dia 25 de abril já confirmou 201 casos e tem 427 em investigação. No mesmo período no ano passado, entre janeiro e abril, foram confirmados apenas dois casos.
Diante da situação a Secretaria de Saúde lembra à população que a principal ação de combate ao Aedes aegypti é eliminar os focos de água parada. “Ao reduzirmos ou eliminarmos os focos de água parada, reduzimos também o número de casos, pois destruímos os pontos onde o mosquito possa se proliferar”, destaca o Gerente de Epidemiologia Diogo Dias. Ele destaca ainda que mesmo no outono prevalecem altas temperaturas, o que é propicio para aumento do risco de proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.
Com o compromisso de alertar a população, a Secretaria de Saúde ressalta os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, pois o maior número de focos é encontrado dentro dos domicílios. Por isso a importância dos cuidados com as residências e ambientes de trabalho, nas áreas internas e externas.
É necessário tirar ao menos dez minutos de apenas um dia da semana para verificar o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus e demais itens que possam acumular água e ser criadouros. Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados. No caso de vasilhames para alimentação dos animais, devem ser lavadas diariamente.
É fundamental que todos se envolvam na campanha de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, esta é uma luta que não pode parar. Faça a sua parte, em poucos minutos você faz a vistoria em sua casa, previne doenças e salva vidas.