Secretaria de Cultura celebra o dia da Viola de Queluz
Na semana em que se comemora o dia da Viola de Queluz, um patrimônio histórico e imaterial de Conselheiro Lafaiete, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, realizou uma programação especial motivando essa cultura tão importante para o município. Na quarta-feira (26), o “Café com Viola” reuniu no Solar Barão de Suaçuí, Luthiers e Violeiros numa roda de conversa, trocando experiências e trazendo conhecimento da produção de violas, representado por Reinado Meireles do projeto Violas e Violeiros de Queluz. Esteve presente a escritora Gracia Meireles, abrilhantando o evento com seu novo livro Violas e Violeiros de Queluz.
Na Escola Municipal Romeu Guimarães na localidade de Gagé, na manhã da quinta-feira do dia 27 foi realizado uma educação patrimonial com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse em conhecer as violas de Queluz, além da importância da sua preservação para a nossa história.
Finalizando a programação na sexta-feira (29), no teatro municipal aconteceu o “Violas em cenas” com a participação do cantor local Raylan Oliveira, e a Orquestra Violas de Queluz, uma noite memorável marcada por muita emoção.
Essa iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, reafirma o compromisso em preservar e divulgar esse importante símbolo da identidade local, garantindo que as futuras gerações possam apreciar e valorizar esse legado cultural.