Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lafaiete recebe equipe de Jeceaba

700
0

WhatsApp Image 2017-03-08 at 08.15.35O Secretário de Agricultura Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, Aerton Ferreira de Oliveira e o Médico Veterinário, Thiago Arcebispo da cidade de Jeceaba estiveram, na última quinta-feira, 02/03, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, onde foram recebidos pelo Gerente de Agropecuária e Abastecimento, Arthur Nascimento.
A equipe de Jeceaba veio conhecer os trabalhos que já são realizados por alguns setores da prefeitura de Lafaiete e planejamentos para a implantação de outras ações. Entre os diversos assuntos em pauta foram apresentadas ações realizadas na área de castração de pequenos animais, cães e gatos, na zona urbana, executado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é referência nacional em prol dos serviços oferecidos e que tem apoio total da administração.
Foi abordado também o recolhimento de grandes animais na zona urbana. Arthur explicou que o recolhimento ainda não está sendo executado, pois o setor não disponibiliza de estrutura adequada para receber os animais. Além da estrutura física é necessário disponibilizar médico veterinário, tratador, capineira para alimentação, entre outros e o município não dispõe de recursos necessários no momento. Ele disse ainda que estão iniciando um trabalho de informação e conscientização dos criadores de gado para que mantenham o gado confinado em local seguro, orientando-os sobre os perigos que representa animais soltos na área urbana, sobretudo nas rodovias e ruas de maior movimento. Após esta etapa o setor poderá iniciar outra fase, que abrange desde o recolhimento até a cobrança dos custos ou perda do gado por parte do criador.
Segundo o gerente há um estudo de viabilidade de montagem de um curral intermunicipal com a criação de uma rede para recolhimento de animais com a possibilidade de atender diversos municípios.
Outro projeto apresentado foi de inseminação artificial, que seria destinado a pequenos produtores rurais, criadores tanto de gado leiteiro quanto de rebanho de corte. O objetivo é contribuir para a melhoria da genética e, consequentemente, na melhoria da qualidade leiteira. A intenção do projeto é estimular o pequeno produtor a melhorar a qualidade técnica por meio de capacitação que lhe proporcionará condições de aperfeiçoar todo trabalho, incluindo melhora da estrutura até o produto final. Para tanto será necessário a disponibilização de um medico veterinário para assistência básica e um técnico para a inseminação.
Ao final do encontro, houve uma troca de informações sobre o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que já está implantado em Lafaiete. Por isso, a equipe de Jeceaba na oportunidade, buscou informações sobre os procedimentos para a implantação do SIM naquele município. Há um grande interesse na criação de um consórcio intermunicipal, via Codap, para implantação do serviço de inspeção municipal em outros municípios da região.