Secretaria de Educação lança projeto de incentivo à leitura. Prefeito participou da entrega dos primeiros kits de leitura

1459
0

Na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho, o Prefeito Mário Marcus realizou a Hora Cívica na Escola Municipal Paraíso da Criança – Cachoeira. A diretora Rosana Rezende e equipe agradeceram ao prefeito pelas novas instalações da escola que proporcionou mais conforto e bem-estar aos alunos e profissionais. A nova sede propiciou o aumento do número de vagas e a escola conta com um amplo auditório, além de sala de psicomotricidade e cantinho de leitura.
Na oportunidade, o prefeito fez a abertura do Projeto Leituralizando. Este projeto foi pensado a partir da necessidade de estímulo à leitura desde a primeira infância.
O Projeto Leituralizando – Leitura em Família e Parceria com a Escola, tem como intuito fortalecer os vínculos afetivos em família por meio da leitura de livros literários enviados em uma sacola literária para a família e de momentos que serão vivenciados no ambiente escolar com orientação dos profissionais.
O prefeito Mário Marcus fez a entrega das sacolas de livros aos alunos que receberam com muito entusiasmo e curiosidade. Falou ainda sobre a alegria de poder participar junto aos alunos e a importância da leitura e estudo. O prefeito ressaltou ainda que todas os alunos da Educação Infantil e Ensino fundamental receberão o kit de livros. Ao final parabenizou a toda equipe pelo excelente trabalho que tem realizado.
Participou também deste momento, a Secretária Adjunta de Educação, Professora Edilvânia Resende, que de forma bem lúdica falou sobre o cuidado que deve ser dado aos livros e o que eles podem proporcionar em nossas vidas. “Cada livro mostra um mundo diferente, que nos faz ir além de nossas imaginações”.
Foi uma manhã muito agradável e com belas apresentações dos alunos e professores. O momento de entrega contou também com a presença de assessores da SEMED e com a participação especial da YouTuber Vovó Clarice que fez a contação de história, baseada no livro “Um Mundinho de Paz”, um dos livros recebidos.
A administração municipal reforça o compromisso com a educação de qualidade. Para o prefeito Mário Marcus investir em educação é contribuir para um futuro melhor para as crianças e jovens e, pela leitura, abrir novos horizontes que proporcionam conhecimento e crescimento pessoal.

Sobre o Projeto Leituralizando

A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação sabedora que a leitura é um hábito importante que deve ser iniciado na infância e perpassar por todas as etapas de ensino, considerou de suma importância a elaboração desse projeto para incentivar a curiosidade e o encantamento em nossos alunos para que os mesmos desvendem o universo mágico da literatura infantil-juvenil, contribuindo no enriquecimento da aprendizagem de nossas crianças e adolescentes. A maior intenção é que esse encantamento pela leitura nunca se perca!
O objetivo principal é despertar o gosto pela leitura, sensibilizar as crianças e a família sobre a importância dos livros no seu desenvolvimento e integração de todas as partes interessadas no processo de valorização da leitura.
Seguindo a proposta do projeto, os livros ficarão em casa, mas durante o período escolar, em momentos específicos e planejados, os professores irão solicitar o envio para a escola de algum livro para desenvolver atividades pedagógicas dentro de sala de aula em forma de momento de estímulo à leitura e as vivências de inúmeras emoções e a abertura de um mundo mágico e encantador proporcionado pela viagem que acontece no ato de ler.
A Sacola Literária promove a transformação social que tanto almejamos, por meio de crianças leitores e de famílias que participam e compreendem a importância do processo de ensino e aprendizagem.

O público-alvo deste projeto são os alunos desde a Creche ao 9º ano. Todos receberão a sacola do Projeto Leituralizando com um kit de livros, de acordo com a faixa etária.
O projeto conta ainda com a música Leituralizando que fala da leitura utilizando-se de informações da nossa cidade.