SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED mantem parceria com o Conselho Municipal de Educação e CACS FUNDEB para a realização do Programa de Capacitação, visando desenvolver competências técnicas e conceituais para a execução das ações de competência destes conselhos.
“Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos vinculados à Educação” foi o tema do curso do Programa, realizado na última semana. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve a duração de 8 horas.
Essa mesma capacitação foi realizada para os membros do CACS FUNDEB no mês de março.
O curso abordou assuntos de grande relevância como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Também ressaltou a importância do papel do Conselho no planejamento governamental, o financiamento da educação básica pública, a priorização de projetos e os procedimentos técnicos para a fiscalização e controle dos recursos destinados à educação.
Estavam presentes a presidente do CME, Profª Gildeia Campos de Souza, demais conselheiros da Educação. Os formadores convidados fazem parte do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa Consultoria – IBGP. Ao final, todos receberam um certificado de participação.
A Secretaria de Educação reforça a importância da contínua parceria com os Conselhos, no propósito de elevar a qualidade da formação dos conselheiros e profissionais da rede municipal.