Secretaria de Saúde adota novo sistema para marcação de procedimentos eletivos

Visando organizar e formalizar o fluxo de marcação de procedimentos de exames e cirurgias eletivas, a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete implantará nos próximos dias um sistema de protocolo. Com o novo sistema o paciente ao solicitar um procedimento receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar o andamento até o agendamento pela Secretaria de Saúde.

Os protocolos serão emitidos pelas unidades de PSF’s (Programa Saúde da Família) e Centros Regionais de Saúde, que também ficarão responsáveis pelo trabalho de informação ao usuário.

Para o secretário adjunto de Saúde, Roberto Santana, o protocolo impede a o chamado “fura-fila”, pois ao solicitar um procedimento o paciente poderá saber qual a previsão de marcação e a sua posição ocupada no sistema. Segundo ele, o atual sistema de marcação não proporciona ao usuário um meio formal de acompanhar o andamento da sua solicitação.

Saude_adota_novo_sistema_02Saude_adota_novo_sistema_01

Pacientes de pedidos de cirurgia e de exames eletivos feitos anteriormente ao novo sistema também receberão um número de protocolo que será entregue pelos PSF’s ou Centros Regionais de Saúde.

Para organizar este novo sistema durante esta semana não haverá marcação destes procedimentos eletivos.

“Queremos é que o usuário do serviço de saúde tenha informação do seu processo. O protocolo é a prova que ele fez uma consulta e que foi emitido um número para acompanhar o pedido de exame, de cirurgia e qualquer procedimento eletivo dando mais clareza dentro do sistema de marcação”, concluiu o secretário.

São considerados procedimentos eletivos aqueles que não são caracterizados como urgentes ou emergenciais.

Saude_adota_novo_sistema_03