Secretaria de Saúde realiza campanha de vacinação contra a Meningite Meningocócica C

4887
0

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Imunizações, informa que está disponível a vacina Meningocócica C no município. Segundo Ana Paula Gonçalves, Referência Técnica em , informa que devido ao aumento no número de casos de Meningite Meningocócica C no estado de Minas Gerais e em vários estados vizinhos, o Ministério da Saúde, por meio do programa nacional de imunizações, está ampliando temporariamente a faixa etária de administração da vacina Meningocócica C em adultos jovens de 16 a 30 anos.
O público alvo são trabalhadores da saúde com idade de 16 anos e mais, os trabalhadores da educação do ensino superior e técnico com idade de 16 anos e mais e os estudantes universitários das escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas, sem limite de idade.
A campanha de vacinação acontece no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. Em Lafaiete está acontecendo em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e na Unidade Central de Vacinação, no horário de 8:00 às 16:30.
A doença
A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, estando entre as doenças imunopreveníveis mais temidas, sendo mais grave quando atinge a corrente sanguínea, causando a infecção generalizada. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. O setor de saúde afirma que as vacinas são seguras e eficazes e a dose de reforço de extrema importância, pois, ao longo do tempo, a quantidade de anticorpos cai e o indivíduo deixa de estar protegido. Procure a unidade de saúde mais perto de sua residência e previna-se.