Secretaria de Saúde realiza CTA Itinerante

1148
0

WhatsApp Image 2017-05-29 at 15.21.24Psicólogas, enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista e técnicos de laboratório, profissionais da equipe do CPS (Centro de Promoção da Saúde) realizaram o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Itinerante na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), onde 180 apenados foram beneficiados com o projeto. O CTA Itinerante visa ampliar o acesso e a oferta dos testes rápidos para diagnóstico do HIV, triagem sorológica para Sífilis e hepatites B e C, sendo uma importante estratégia onde o diagnóstico precoce, possibilita uma assistência adequada. O CTA Itinerante é um projeto do Programa Municipal de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/AIDS e das Hepatites Virais que se baseia em características epidemiológicas, geográficas e socioeconômicas, tais como: população sexualmente ativa, acessibilidade ao teste, vulnerabilidade social, dentre outros. “O objetivo é ampliar na rede básica de saúde a divulgação do serviço, bem como oferecer aconselhamento, orientação e realização de exames”, informa a coordenadora do CPS, Alésia Fernandes.
O CTA Itinerante continuará levando no decorrer do ano em diferentes pontos e públicos do município o serviço de testagem e aconselhamento, ampliando o acesso à população do expediente de diagnósticos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Nos casos em que for constatada alguma IST, o usuário será encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado, que se localiza na Av. Dom Pedro II, 190, São Sebastião. Mais informações pelo telefone 3769-9054.