SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS ESCOLARES

A Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover o fortalecimento da gestão democrática escolar, preparou uma formação continuada aos conselheiros escolares das escolas de rede pública municipal de ensino.
O Conselho Escolar se situa no espaço da defesa dos interesses coletivos, enquanto reúne diferentes segmentos (diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade) para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola assegurando a gestão democrática.
A formação foi preparada em quatro módulos:
– Visão geral; aspectos legais; atribuições e responsabilidades.
– Conselho Escolar e diversidade – por uma escola mais democrática.
– Conselho Escolar e as possibilidades de diálogo e convivência: o desafio da violência na escola.
– Planejamento da atuação do Conselho Escolar para 2024.
No dia 19 de outubro, foi ministrado o segundo encontro com o tema “Qual a importância do Conselho Escolar no oferecimento de uma educação significativa para os alunos com deficiência?”
Estiveram presentes neste encontro, além dos conselheiros escolares, a presidente e vice-presidente da Associação das Mães Unidas pela Pessoa com Deficiência (AMUPD).
Os próximos encontros estão agendados para o mês de novembro. A Secretaria, por meio de toda a equipe do setor pedagógico, ressalta a importância da participação de todos os conselheiros nas formações a fim de contribuírem ainda mais para as ações na comunidade escolar .