Secretário de Estado de Cultura visita Centro Cultural em Lafaiete

551
0

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, esteve em Conselheiro Lafaiete no último sábado 25/07. Em contato com a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia, o secretário do Governo de Fernando Pimentel manifestou interesse em visitar o Solar do Barão do Suaçuí, recém-aberto ao público após completa restauração.

solar fachada

Angelo Oswaldo, grande defensor da preservação do patrimônio histórico mineiro, se disse “encantado” com o trabalho que foi executado no casarão histórico, agora transformado em centro cultural. Ao se expressar sobre a beleza do local, Angelo Oswaldo enalteceu o trabalho de restauração, segundo ele, com um dos mais altos padrões de Minas Gerais.

Mauriceia e Angelo Oswaldo

“Fiquei muito feliz com a visita dele. Assim que sua equipe entrou em contato conosco dizendo que ele queria visita o solar sabíamos que ele iria gostar”, disse a Secretária de Cultura de Lafaiete. Mauricéia ofereceu o centro cultural para que o Estado realize ações da Secretaria de Cultura. “O Angelo Oswaldo gostou da ideia e acenou que podemos ter aqui algumas atividades de sua secretaria”, concluiu.

O secretário de Estado de Cultura visitou também a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Um dos participantes junto com Mauriceia Maia da elaboração de um manifesto no ano de 1999 a favor da restauração da Matriz, Angelo Oswaldo ainda não tinha visitado a igreja após a conclusão deste trabalho.

Atividades

Desde sua inauguração o Centro Cultural Solar do Barão do Suaçuí abriga uma serie de atividades artísticas e culturais.

Festival  de Seresta

Além das apresentações de artistas locais no dia da abertura, no domingo (26) aconteceu no pátio do solar o Festival de Serestas.

Exposição de Cidinha Dutra

Até o dia o público pode visitar três exposições, de segunda a sexta-feira, de 13h às 18hs até o dia 31 de julho:

Adriana Dutra e Mariana Dutra Vieira: “Ave Minas cheia de Arte”.

Eli Feliz – Pra que serve isto?

Cidinha Dutra – Queluz de Minas.

 

No período de 30 de julho a 1º de agosto o centro recebe atividades do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei. Entre elas, shows musicais, espetáculos teatrais, mostras de cinema e oficinas.