Secretário destaca desenvolvimento do setor econômico de Lafaiete

Conselheiro Lafaiete vive um momento importante no setor econômico. Nos últimos meses o município tem sido alvo de investimentos que vão possibilitar a abertura de novos postos de emprego e geração de renda. A atuação da atual administração municipal tem sido fundamental no sentido de fomentar a vinda de empreendimentos para a cidade.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova, explica que a prefeitura tem feito um trabalho de abertura para novos investimentos. Todo um levantamento e compactação de dados foram feitos sobre o município e a região, com informações de possíveis locais para recebimento de investimentos, além de fatores importantes, como a situação geográfica apontando a proximidade com Belo Horizonte e o Rio de Janeiro e as empresas de siderurgia e mineração instaladas no seu entorno.

Alessandro destacou ainda a posição do município que ocupa o 2º no país em Desenvolvimento Social, apontado em recente matéria da revista Exame. “Estes fatores somados ao esforço da administração municipal tem contribuído para que recebamos os investimentos”, frisou.

Com relação aos investimentos o secretário confirmou o início da instalação da empresa SEBREM (Soluções Ecológicas para Beneficiamento de Resíduos e Minérios LTDA.), em Gagé, onde funcionava a antiga SBEL (Sociedade Brasileira de Eletrolise LTDA). Nesta etapa foram gerados 20 empregos para moradores de Lafaiete, podendo aumentar para 100 os postos de trabalho, à medida que a empresa for desenvolvendo suas atividades no local.

Outro empreendimento é a instalação do Bristol Lafaiete Hotel, na avenida Telésforo Cândido de Resende, próximo ao rotor. Alessandro informou que o projeto de construção do hotel já foi aprovado pelo município e as obras foram iniciadas devendo durar aproximadamente 36 meses. O hotel na categoria super econômica terá 10 pavimentos, com 138 quartos, espaço de eventos, 74 vagas na garagem e área comercial.

Sobre a instalação de um shopping center na cidade, Alessandro Dalla Vedova frisou que em recente contato os empreendedores reafirmaram a construção do centro comercial em Conselheiro Lafaiete. Até o fim deste mês o projeto de construção deverá ser apresentado junto à Secretaria Municipal de Planejamento para aprovação.

“Estamos tendo um elo importante com empreendedores e as grandes empresas da região que há muitos anos não tinham uma relação mais próxima com a administração municipal. Recentemente recebemos a visita do ex-ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto que hoje o ocupa o cargo de diretor de relações Institucionais da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Também estivemos reunidos com o Cristiano Parreiras, da Ferrous, e representantes de outras empresas como Gerdau e Vale, pleiteando benefícios para o Lafaiete. Esse é o nosso papel”, afirmou Alessandro, ressaltando o apoio do prefeito Dr. Ivar. “Esta abertura de um canal de comunicação com empresas, que há anos estava fechado, foi possível graças a esta visão do Dr. Ivar. Um dos pilares da administração, a humanização, passa também pela melhoria da qualidade de vida dos munícipes, que vem por meio da geração de emprego e renda”, afirmou Dalla Vedova.