Semana da Biodiversidade é comemorada em Conselheiro Lafaiete

Aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio em Conselheiro Lafaiete a Semana da Biodiversidade promovida pelo setor de Vigilância Ambiental do município e Policia Militar Ambiental.

Palestras, blitz educativa e visitas ao Parque Florestal Municipal “Eurico Figueiredo” marcaram a semana. No último dia 19, o parque florestal recebeu a visita de idosos do Asilo Carlos Romeiro, que também conheceram a sede da ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental) e realizaram várias atividades ao ar livre como piquenique, brincadeiras e plantio de árvores.

No dia 20, as crianças do Projeto Roda Moinho também visitaram o parque e fizeram trilhas, piquenique, plantio de árvores e brincadeiras no parquinho. No local os visitantes receberam orientações do guia e participaram de atividades que mostraram a inserção da comunidade na biodiversidade.

No dia 21, houve palestra na sede do Projeto Roda Moinho proferida pela médica veterinária e gerente de Vigilância Ambiental do Centro de Controle de Zoonoses, Carla Sássi e pelos sargentos da Polícia Militar Ambiental, Edmar e Edilson, que abordaram o papel da comunidade na preservação da biodiversidade.

Já no dia 22, aconteceu uma blitz educativa voltada para os motoristas que trafegam pela rodovia MG 129, que liga Conselheiro Lafaiete à Ouro Branco com orientações sobre impacto do atropelamento de animais silvestres na região. Para orientação dos motoristas foram colocadas placas informativas sobre a presença de animais silvestres ao longo da rodovia.

Carla Sássi avaliou positivamente a realização das atividades. Segundo ela, o evento contribuiu para a comunidade se conscientizar sobre a importância da preservação da biodiversidade no município.