SEMED capacita educadores para trabalhar com autistas

Mais de 150 professores e profissionais das escolas municipais de Conselheiro Lafaiete participaram do Curso de Formação Continuada fornecido pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Ações Pedagógicas em parceria com AFAUPA  (Associação de Familiares e Autistas Unidos pelo Autismo) com o tema: “Como trabalhar com o aluno de Transtorno Espectro Autista na sala regular”. O curso foi ministrado pelas profissionais Karina Sala e Giovana Mayra.

No dia 16 de dezembro aconteceu uma cerimônia de entrega de certificados, com a participação da equipe do Departamento de Ações Pedagógicas, o coordenador do departamento Luciano Rodrigues dos Anjos e a Presidente da AFAUPA,  Karina Sala.

As inscrições superaram as expectativas e para o ano de 2015 a parceria continuará para novos projetos.

TEA

O TEA – Transtorno do Espectro Autista é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

De acordo com o quadro clinico, o TEA pode ser classificado em: Autismo clássico,  Autismo de alto desempenho e Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação.