SEMED implementa educação quilombola para jovens e adultos na comunidade de Mato Dentro

Foi implantado no dia 18 de agosto a modalidade EJA para os anos iniciais (1º ao 5º ano) na Escola Municipal Esperidião Pereira, localizada na comunidade de Mato Dentro. Neste programa está sendo oferecida a alfabetização e com o prosseguimento dos estudos irão até o 5º ano do Ensino Fundamental.
A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. Na estruturação e no funcionamento das escolas quilombolas, deve ser reconhecida e valorizada sua diversidade cultural.
O momento inicial das aulas contou com a presença da Profa. Edilvânia Resende e das inspetoras Rosangela da Silva e Maria da Glória Araújo. O diretor do núcleo de escolas rurais Prof. Ronaldo das Mercês e a Profa. da turma Gislene também participaram do encontro. Em sua fala a Profa. Edilvânia disse sobre a importância do momento e discorreu sobre a oportunidade oferecida pela Secretaria Municipal de Educação para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades. Também neste encontro foi oferecido um kit escolar para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem. A primeira aula foi celebrada com um café de confraternização.