SEMED realiza ação no Dia Internacional da Síndrome de Down

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Escolas Municipais, celebrou neste dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down com a ação de usar meias coloridas durante todo o horário escolar.

A Campanha das Meias Trocadas é um movimento mundial e celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, numa forma lúdica e divertida de sensibilizar a sociedade sobre o tema, mostrando que todos nós somos diferentes e que ser diferente é divertido!
Mas porque meias? A ideia foi criada porque os cromossomos têm o formato de meias e as pessoas com Síndrome de Down têm um cromossomo extra, um cromossomo a mais de Amor no par 21.
O Departamento de Ação Pedagógica, via Comissão Especial em Educação Inclusiva encaminhou às escolas um convite feito pela Associação de Mães Unidas pela Pessoa com Deficiência – AMUPD-CL, para realizar a Campanha das Meias Coloridas e Trocadas nas escolas, incentivando alunos e servidores que fossem para as escolas com meias trocadas demonstrando que ser diferente é divertido.
De acordo com a Coordenadora da Educação Inclusiva no município, Aline Carla Gherardi, esta ação é uma das propostas do Projeto Sementes de Inclusão, que visa plantar sementes de fraternidade na sociedade lafaietense, gerando bons frutos e um terreno propício, onde as pessoas se enxerguem como semelhantes e busquem empatia ao próximo.