SEMED realiza treinamento de servidores para implantação de sistema de gestão e administração escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) buscando viabilizar recursos tecnológicos à rede pública municipal de educação de Conselheiro Lafaiete, estabeleceu parceira com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FADEPE, entidade privada sem fins lucrativos de apoio à Universidade Federal de Juiz de Fora, com o objetivo de implantação do Sistema de Controle e Administração Escolar – SISLAME. O SISLAME é um sistema baseado em tecnologia de rede que permite a gestão eficiente de procedimentos administrativos de unidades escolares e secretarias de educação.

A primeira etapa para implantação do sistema foi através de informações coletadas pelo CAED junto à Secretaria Municipal de Educação, como realidade de Conselheiro Lafaiete com relação aos níveis oferecidos, descrições das etapas, turnos, áreas de conhecimento, dados das escolas, ou seja, toda a estrutura do município para que seja montado o banco de dados no sistema.

A segunda etapa consistiu no treinamento – dividido em duas fases – junto aos técnicos da Secretaria de Educação, que atuarão como multiplicadores. E, agora, são os usuários das unidades escolares que estão sendo treinados, do dia 10 ao dia 12 de novembro.

Os dados inseridos no sistema pela escola são processados e geram documentos e relatórios que serão utilizados pela secretaria para implementação de políticas públicas educacionais, bem como pelas próprias escolas para várias finalidades, tanto administrativa quanto pedagógica.

A pandemia da Covid-19 mostrou o quão importante é a relação escola/tecnologia, e a aquisição deste sistema era um desejo da Equipe Técnica da Semed. Por sua vez, o prefeito Mario Marcus Leão Dutra tem um compromisso com a população e com a gestão municipal que é elevar os índices educacionais como meta de governo, e esse sistema é um passo importante neste caminhar.